Publicidade
Mais uma rodada de resultados corporativos pode levar as bolsas a novos recordes dos principais índices acionários americanos. Estão previstos para esta manhã, antes da abertura dos mercados, os balanços do Bank of America (BofA), Goldman Sachs e Johnson & Johnson.
Na véspera, tanto o S&P 500 quanto o Dow Jones registraram novos recordes de fechamento. A ações tech vêm puxando o avanço dos mercados nos EUA. Nvidia terminou com seu maior valor de mercado e pode destronar a Apple como empresa com maior valor de mercado do mundo.
No mercado corporativo, mas por aqui, a Vale divulga sua prévia operacional referente ao período do terceiro trimestre deste ano, após o fechamento do mercado. O balanço completo, com os resultados financeiros, está previsto para sair no dia 24 de outubro.
Sem uma agenda de indicadores e declarações públicas previstas, inicialmente, pelos membros da Fazenda ou Banco Central, a questão fiscal segue no radar dos investidores. Ontem, a bolsa subiu e retomou os 131 mil pontos com “nova esperança” em pacote de corte de gastos.
O que vai mexer com o mercado nesta terça
Agenda
Mesmo em férias, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, participa do Uqbar Day 2024, promovido pela Uqbar, aberto à imprensa por transmissão. A participação acontecerá por vídeo, gravado dia 8 de outubro. Já Gabriel Galípolo está em deslocamento para Pequim, China.
O ministro Fernando Haddad tem reuniões logo pela manhã primeiro com João Campos, prefeito reeleito de Recife (PE) e, na sequência, com Carlos Brandão, governador do estado do Maranhão.
Continua depois da publicidade
Na parte da tarde, se encontra com Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, com Simone Tebet, ministra de Planejamento e Orçamento, às 15h30 e fecha o dia com reunião com Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Já presidente Lula ficará com agenda voltada para sanções de projetos de lei na parte da manhã. Lula participa, às 11h50, de envio de projeto de lei que aumenta sanções penais para crimes ambientais, justamente com os ministros Ricardo Lewandowski, da Justiça, e Marina Silva, do Meio Ambiente. Na parte da tarde, se encontra com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
Brasil
- 8h Conab: 1º levantamento da safra de grãos
- 10h15 Monitor do PIB
EUA
- 9h30 Empire State Manufacturing Index
Economia
Fiscal
Reportagem da Reuters informando que o governo se prepara para apresentar medidas de contenção de gastos após as eleições municipais fez com que o dólar intensificasse as perdas, os juros caíssem e a Bolsa se animasse.
Continua depois da publicidade
O governo estaria preparando medidas de contenção de gastos obrigatórios. Segundo autoridades, que falaram em anonimato, o tema é tratado com mais prioridade dentro da pasta do que o aumento da isenção do Imposto de Renda (IR) para os trabalhadores que ganham até 5.000 reais mensais — uma promessa que o presidente Lula vem reiterando que será cumprida até o fim de seu mandato em 2026.
Após iniciar um processo de controle de desembolsos por meio da revisão administrativa de cadastros e combate a fraudes, o governo agora dará novos passos com iniciativas que demandam aprovação do Congresso, disse uma das fontes.
Um primeiro pacote buscará tratar pontualmente de gastos específicos, iniciativa que deve ser acompanhada de um segundo eixo com propostas mais estruturais e “mais duras”, acrescentou, sem dar detalhes.
Continua depois da publicidade
Política
Eleições
No primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo (SP) após o primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizado pela TV Bandeirantes nesta segunda-feira (14), o apagão provocado pelas chuvas da última sexta-feira (11) assumiu a centralidade das discussões entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Apagão
Criticada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e alvo de possível auditoria por parte da Controladoria-Geral da União (CGU), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se defendeu publicamente das cobranças e afirmou que vem cumprindo seu dever de fiscalizar a atuação da Enel, concessionária de energia do estado de São Paulo.
A companhia está na berlinda após mais um “apagão” que atinge parte da capital paulista e diversos municípios da Grande São Paulo desde a última sexta-feira (11), quando uma forte tempestade deixou centenas de milhares de imóveis sem luz.
Continua depois da publicidade
Horário de verão
O Ministério de Minas e Energia vai decidir e divulgar nesta terça se haverá a adoção do horário de verão no Brasil ainda este ano. O ministro Alexandre Silveira vai se reunir com a equipe técnica no prédio da pasta em Brasília para definir a questão.
A decisão se tornou urgente por conta do impacto em diversos setores, de forma que se preparem. O ministro reforçou que tomou o cuidado de conversar com os setores muito importantes para que se planejam.