Publicidade
A Fitch Ratings rebaixou os ratings de default do emissor (IDRs) em moeda estrangeira e local de longo prazo da Azul (AZUL4) de ‘B-‘ para ‘CCC’, e sua classificação na escala nacional de ‘BB(bra)’ para ‘CCC(bra)’, um dia depois da Moody’s também corta a nota de crédito da companhia aérea.
A Fitch também rebaixou as notas seniores garantidas da Azul Secured Finance LLP de ‘B-‘/’RR4’ para ‘CCC’/’RR4’ e as notas não garantidas da Azul Investments LLP de ‘CCC+’/’RR5’ para ‘CC’/’RR6’.
Segundo o relatório, as mudanças refletem o aumento do risco de refinanciamento da Azul e o perfil de fluxo de caixa mais fraco, desafiado pela depreciação do real brasileiro.
A Fitch acredita que a probabilidade de a empresa conseguir obter o financiamento necessário para melhorar materialmente sua estrutura de capital ou seu perfil de fluxo de caixa diminuiu, refletindo um risco de crédito mais condizente com uma classificação ‘CCC’.
“A resolução do problema está demorando mais do que a Fitch inicialmente esperava e sendo menos favorável em termos de pacote de garantias e custos financeiros, o que agrava uma estrutura de capital insustentável”, diz o documento.