Publicidade
SÃO PAULO – As principais montadoras do mundo divulgam nesta segunda-feira (3) suas vendas de automóveis dentro do mercado norte-americano em abril. Como nos últimos meses, os números mostraram crescimento em relação ao mesmo período de 2009, à exceção da Porsche, que viu o total de carros comercializados recuar 6% na passagem anual.
A Ford Motor vendeu 167.542 veículos no país durante o quarto mês do ano, evolução de 24,7% em relação ao que foi contabilizado no mesmo período do ano passado. É o quinto mês consecutivo que a montadora norte-americana consegue registrar um crescimento nas vendas acima da casa dos 20%.
Durante o período, o montante de caminhões vendidos foi 38% superior ao que foi visto há doze meses atrás, enquanto que os utilitários tiveram alta de 10%. Destaque para as marcas Ford, Lincoln e Mercury, com expansão de 26%, 22% e 19%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Vale mencionar ainda que a Ford Motors aumentou seu market share pela 18ª vez nos últimos 19 meses. Em resposta, as ações da montadora operam com valorização em torno de 2,2% nesta tarde no pregão da NYSE.
General Motors e Chrysler
Já a General Motors viu suas vendas de carros e caminhões aumentarem em 6,4%, indo de 173.007 para 183.997 na comparação entre os meses de abril. A companhia, que chegou a entrar com um pedido de concordata em 2009 durante o agravamento da crise financeira, disse que o resultado positivo deve-se à forte demanda dos seus veículos mais recentes, como o Chevy Equinox e o Buick LaCrosse.
Outra montadora fortemente impactada pela crise nos Estados Unidos, a Chrysler conseguiu relatar um avanço mais expressivo, com suas vendas de abril indicando um crescimento de 25% na mesma base comparativa, chegando a 95.703 veículos comercializados. Durante o período, as vendas de carro da companhia atualmente gerida pela Fiat aumentaram em 96%, enquanto o total de caminhões negociados subiu 7%.
Continua depois da publicidade
Daimler sobe, Porsche desce
Seguindo a trajetória positiva das vendas das montadoras norte-americanas, a alemã Daimler viu o total de Mercedez-Benz e Smart Cars crescer 19% em abril, passando de 15.910 para 18.908 unidades. Os Mercedez Benz foram responderam por 21% dessa alta, enquanto o Smart Car mostrou uma queda em 49% o volume negociado em comparação com o quarto mês de 2009.
A também alemã Porsche, no entanto, contrariou a tendência registrada pelas suas concorrentes. As vendas da companhia foram de 1.747 unidades no mês anterior, queda de 6% ante o mesmo período do ano passado. A empresa alemã atribuiu esse desempenho à antecipação das vendas do seu modelo Cayenne de 2010.
Montadoras asiáticas
As asiáticas também não decepcionaram no mercado norte-americano durante abril. A começar pela Toyota, que viu suas vendas irem de 126.540 para 157.439 na comparação com o mesmo mês de 2009 – um avanço de 24,4% na comparação anual. Já a Hyundai alcançou 44.023 unidades vendidas, indicando alta de 30%.
Continua depois da publicidade
A Kia Motors também reportou expansão em seu volume de vendas, que foi de 25.606 para 30.036 na passagem entre 2009 e 2010, indicando uma variação positiva de 17,3%. Por fim, a Honda disse ter vendido em abril 12,5% veículos a mais do que no mesmo mês do ano passado, chegando a 113.697.
Companhia | Variação (frente abril/2009) |
Unidades vendidas |
Ford | +24,7% | 167,5 mil |
GM | +6,4% | 184,0 mil |
Chrysler | +25% | 95,7 mil |
Daimler | +19% | 18,9 mil |
Kia | +17,3% | 30,0 mil |
Honda | +12,5% | 113,7 mil |
Toyota | +24,4% | 157,4 mil |
Hyundai | +30% | 44,0 mil |
Porsche | -6% | 1,7 mil |