Aumentando sua exposição ao risco, corretora realiza alterações em seu portfólio

Analistas acreditam que impactos do IOF já foram absorvidos e que ofertas de ações anunciadas em outubro tiveram influência limitada

Publicidade

SÃO PAULO – Devido às ofertas de ações anunciadas em outubro não terem causado o impacto esperado e acreditando que as novas normas de taxação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) aos investimentos estrangeiros no mercado já foram assimiladas pelos mercados, a Itaú Corretora aumentou a exposição ao risco de sua carteira recomendada.

Adotando uma postura mais arrojada, a equipe de estratégia da instituição realizou ganhos com os ativos da Light e da Eletropaulo, que subiram 0,5% e 1,5%, respectivamente, desde que foram incorporados ao portfólio. “Nós decidimos reduzir nossa exposição a nomes defensivos”, explicam os analistas.

Com a saída desses dois ativos, três novos nomes foram incorporados à carteira recomendada da corretora: Positivo, GOL e Banco ABC. Segundo avaliação da Itaú, as duas primeiras empresas devem apresentar melhoras significativas em seus resultados operacionais. Além disso, a expectativa de um forte crescimento no PIB (Produto Interno Bruto) em 2010 deve beneficiar a ambas as companhias.

Análise de Ações com Warren Buffett

Já para o Banco ABC, a perspectiva da corretora é de que as instituições financeiras menores comecem a emitir sinais de retomada do crédito a partir do ano que vem. “Nós acreditamos que os bancos focados no mercado intermediário possuem significativas possibilidades de ganhos no próximo ano”, afirmam os especialistas.

Confira a carteira recomendada atualizada:

Empresa Código Peso
BR Malls BRML3 4,0%
Petrobras PETR4 24,5%
Duratex DTEX3 4,0%
Randon RAPT4 4,0%
GOL GOLL4 4,0%
Banco do Brasil BBAS3 11,0%
Bradesco BBDC4 13,0%
Banco ABC ABCB4 4,0%
VisaNet VNET3 4,0%
Positivo POSI3 4,0%
Vale VALE5 13,5%
Gerdau Metalúrgica GOAU4 6,0%
MPX MPXE3 4,0%

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers