Ataque a Israel aumenta o apelo do ouro e dos ativos seguros

Os futuros das ações dos EUA caíam, enquanto o petróleo, o ouro e os Treasuries recebiam impulso.

Reuters

Publicidade

NOVA YORK (Reuters) – A violência em Israel que eclodiu neste fim de semana está provocando uma busca por ativos seguros, já que os investidores observam atentamente os acontecimentos no Oriente Médio para avaliar o risco geopolítico para os mercados.

Homens armados do grupo palestino Hamas entraram em Israel em um ataque sem precedentes no sábado. Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, condenaram o ataque e prometeram apoio a Israel.

O aumento do risco geopolítico levaria à compra de ativos como o ouro e o dólar, além de impulsionar a demanda por Treasuries, que sofreram vendas agressivas, disseram analistas no fim de semana. Nesta segunda-feira, com o início das negociações na Ásia, esses temas se concretizaram. Os futuros das ações dos EUA caíam, enquanto o petróleo, o ouro e os Treasuries recebiam impulso.

“Esse é um bom exemplo de por que as pessoas precisam do ouro em suas carteiras. Ele é uma proteção perfeita contra a turbulência internacional”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities, que previu que o dólar também seria beneficiado.

“Sempre que há uma turbulência internacional, o dólar se fortalece”, disse Cardillo.

Nas últimas semanas, os mercados reagiram à expectativa de que a taxa de juros dos EUA permanecerá mais alta por mais tempo. Os rendimentos dos títulos subiram, enquanto o dólar vem registrando uma série de ganhos. Enquanto isso, as ações tiveram perdas acentuadas no terceiro trimestre, mas se estabilizaram na última semana.

Continua depois da publicidade

“Parece que Wall Street tem um novo risco geopolítico depois que Israel declarou guerra ao Hamas”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da Oanda, em Nova York.

Os analistas se concentraram no impacto sobre os preços da energia, enquanto tentavam avaliar os efeitos em cascata. Os preços do petróleo subiram mais de 4 dólares por barril no início do pregão asiático nesta segunda-feira.

No mercado de câmbio, o índice do dólar – que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas – subia 0,26%, a 106,500.

Continua depois da publicidade

Já entre as commodities, o petróleo Brent subia 3,07 dólares, ou 3,63%, a 87,65 dólares por barril , às 8:18 (de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançava 3,13 dólares, ou 3,78%, a 85,92 dólares por barril .

O ouro à vista ganhava 0,88%, a 1.848,30 dólares a onça troy.