Ata do Fomc expõe divisão dos integrantes sobre aumentar ou não os juros em dezembro

Enquanto diversos membros acreditam em uma alta este ano apesar da inflação baixa, outros integrantes pedem um pouco mais de "paciência" 

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) apontou para direções entre integrantes do Federal Reserve. Enquanto diversos membros acreditam em uma alta este ano apesar da inflação baixa, outros integrantes pedem um pouco mais de “paciência” e avaliam que uma decisão sobre o aumento de juros, atualmente na banda entre 1% e 1,25%, não é automática. 

Conforme aponta a análise da Bloomberg, o tom da ata pode ser interpretado como ligeiramente dovish, já que o mercado já precifica uma chance de quase  80% de alta de dezembro. Pela avaliação dos membros do Fed, um aumento dos juros está condicionado aos dados que ainda virão sobre a economia.

Nesse quesito, reside um dilema na ata, que torna os próximos dados de inflação bastante importantes. uma vez que a análise sobre a atividade econômica foi distorcida por conta dos furacões. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.