Publicidade
Com 20 anos de experiência no mercado, Aliakyn Pereira de Sá já conviveu com momentos de alta e de baixa, ao longo de sua trajetória, como trader de alta performance.
“Comecei ganhando na sorte, escolhendo boas empresas sem qualquer conhecimento de análise gráfica“, conta Aliakyn, que participou do programa Mapa Mental, no canal GainCast, no último domingo (25).
Continua depois da publicidade
Lições do mercado
Aliakyn descreve como, ao começar a ganhar dinheiro com ações, ficou eufórico, o que o levou a fazer um grande investimento em ações da Telebras, inclusive utilizando aportes maiores com dinheiro da família. As ações da empresa estavam em alta, até que o cenário mudou drasticamente e o papel despencou na bolsa.
“Tive minha primeira lição no mercado financeiro. A partir daí, descobri que precisava estudar”, afirmou.
No entanto, na época, não era simples buscar conhecimento sobre o mercado financeiro; o material disponível era escasso, e quase não havia mentoria.
Continua depois da publicidade
No fim, Aliakyn conseguiu minimizar parte das perdas com as ações da Telebras, mas ainda assim sofreu um prejuízo total de R$ 285 mil. “Foi a maior posição que tive em um único ativo”, revela.
Leandro Ross: Depois de 62 pregões positivos, perdi tudo que ganhei em um dia
Conheça a história também de Alison Correia no trade, que chegou a fazer R$ 1 milhão.
Continua depois da publicidade
Jornada desafiadora
Os anos de 2007 e 2008 foram extremamente difíceis, lembra ele. Para ganhar confiança em suas operações, agora focadas em day trade, Aliakyn rememorou os tempos em que cuidava do gado na modesta propriedade de seus pais no interior do Paraná, onde o orçamento apertado exigia cálculos diários precisos para evitar dificuldades financeiras.
Somente em 2008 ele começou a operar com resultados positivos no mercado financeiro, mesmo em meio à crise do subprime. “Em 2009, o mercado começou a se recuperar, e eu voltei a operar swing trade“, lembra ele, que se dedicou intensamente aos estudos para aprimorar suas operações.
Em março daquele ano, foi convidado para atuar como professor de trade em sala virtual. Em 2012, tornou-se sócio do negócio. Em 2015, o projeto foi adquirido pela XP, onde ele se tornou sócio da empresa. “Nada disso foi planejado”, ressalta.
Continua depois da publicidade
“O mercado financeiro é uma das profissões de alta performance que mais exige equilíbrio emocional. Não se trata apenas de estratégia. Existem filtros por trás dessa estratégia, e quem está no comando deve utilizá-los da forma correta”, diz.
Combinações para ser um bom trader
- “Se conseguirmos alinhar a estratégia ao perfil pessoal e, ao mesmo tempo, manter uma boa gestão emocional, encontramos o segredo do sucesso.”
- “A estratégia, hoje, representa até 20% do processo. O equilíbrio de todos os pilares é o grande segredo. Pode-se ser excelente em técnica, mas se houver desequilíbrio no gerenciamento de risco.”
- “As pessoas precisam estudar muito, explorar diversas estratégias até encontrar a melhor forma de atuação.”
- Para Aliakyn, a dedicação é fundamental na atividade de trade. “Ninguém se torna médico de um dia para o outro. As pessoas chegam ao mercado de alta performance sem nenhuma preparação.”
- “As pessoas precisam encarar o trade como uma profissão, como um negócio. Todo negócio exige um bom planejamento, um plano de negócios. E toda empresa precisa de uma boa gestão de capital.”
Confira ainda:
- Trader aposta no fluxo de ordens para tomar decisão no day trade de dólar futuro
- No trading, pode-se gerenciar o risco, mas o ganho depende do mercado, diz trader
- Bitcoin dentro da B3 está muito mais legal de operar do que lá fora, diz trader
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.