As ações do Itaú estão caras ou baratas?

Banco deixou de ser o mais valioso da América Latina na terça-feira, ao ser ultrapassado pelo Nubank.

Camille Bocanegra

Publicidade

O Itaú (ITUB4) era o banco mais valioso da América Latina até a última terça-feira (28), quando foi superado pelo Nubank (ROXO34). Ainda que o banco digital tenha batido os cerca de US$ 56 bilhões de valor de mercado que o Itaú apresentava no fechamento da terça, as ações do Itaú seguem como preferidas do setor para muitos analistas, como o research da XP.

O tradicional banco se beneficia também de melhor qualidade de crédito, uma vez que analistas consideram que o pior momento de inadimplência já ficou para trás para o Itaú.

Ainda que os papéis apresentem queda de 3,9% em 2024, o desempenho da ação nos últimos 12 meses é considerado positivo. ITUB4 apresenta alta de 24,54% no período, mas encerrou o pregão da última quarta-feira, 29, com queda de 0,70%, cotado a R$ 31,35.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

ITUB4 está barata?

A resposta depende do tipo de análise. Ainda que não possa ser considerada a ação mais barata dentre seus pares, de acordo com métricas fundamentalistas, o papel é visto como preferido por diversos analistas.

Conforme Matheus Nascimento, analista do setor financeiro da Levante Corp, o Itaú negocia com múltiplos atrativos. “Não é uma tese de crescimento, dado que o banco tem um tamanho de mercado muito relevante”, pondera o analista.

Continua depois da publicidade

A dinâmica do banco, com fortes e crescentes lucros, desde a ascensão de Milton Maluhy como CEO é destaque na análise de Milton Rabelo, analista da VG Research. O nome é visto como banco premium e tem as ações descontadas, de acordo com a visão de Rabelo, com múltiplos abaixo da média histórica.

Pelas principais métricas utilizadas na análise fundamentalista, as ações do Itaú não poderiam ser consideradas baratas. No cálculo do preço da ação sobre o valor do patrimonial, ITUB4 apresenta 1,79 vezes. A expectativa, nessa relação, é que a companhia apresente valores de até 1x para que seja considerada descontada.

Ao calcular o preço sobre o lucro, a relação é de 9,07 vezes, o que não a coloca nem entre as mais caras do setor nem as mais baratas.

Continua depois da publicidade

No entanto, Nascimento destaca que a taxa de retorno em dividendos (dividend yield) é interessante, em cerca de 8%. Por mudança no programa de dividendos, o banco oferece agora benefício maior para o acionista que investe pensando em dividendos. “É uma tese que existe assimetria”, pontua o analista.

Itaú versus grandes bancos

EmpresaP/VPAP/L
Banco do Brasil0,884,47
Itau Unibanco1,799,07
Bradesco0,869,11
Santander BR1,2010,64
Fonte: Consultoria Elos Ayta

Entenda os principais indicadores fundamentalistas

Índice de preço sobre lucro (P/L)

É um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato. O preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo período.

Um P/L alto pode indicar que a ação está cara em relação ao seu lucro, enquanto um P/L baixo pode indicar que está barata. No entanto, é importante comparar o P/L com o de outras empresas do mesmo setor e considerar o crescimento esperado dos lucros.

Continua depois da publicidade

P/VPA

O P/VPA corresponde ao preço de uma ação dividido pelo valor patrimonial correspondente a ela, sendo esse o indicador que diz o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

Assim, quando o P/VPA for inferior a 1, isso significa que a empresa está avaliada abaixo do seu valor patrimonial, sendo considerada barata, enquanto acima de 1 é o contrário. Já se estiver próximo de 1 deduz-se que está com preço preço justo em relação aos seus ativos.