Publicidade
SÃO PAULO – A Economatica elaborou um estudo para chegar até as 20 empresas da Bovespa com menor relação entre seu valor de mercado e seu patrimônio líquido. Na lista, constam desde as desacreditadas empresas do Grupo EBX, de Eike Batista, até companhias do setor imobiliário e grandes empresas, como Santander Brasil (SANB11), Petrobras (PETR3, PETR4) e Eletropaulo (ELPL4).
O valor de mercado de uma empresa é determinado segundo sua situação financeira atual e também as expectativas para o futuro, precificando antes ganhos que virão mais tarde – na prática: o mercado precifica para o valor presente as expectativas futuras desta empresa. Já o patrimônio líquido basicamente é a diferença entre os ativos e os passivos de uma empresa e é divulgado trimestralmente pelas companhias em seus balanços.
A relação entre valor de mercado e patrimônio líquido ajuda a refletir qual o nivel de confiança do mercado para determinada ação. No caso dos papéis destacados no levantamento da Economatica, percebe-se uma total desconfiança dos investidores para estas empresas, já que eles possuem um valor de mercado menor que o patrimônio líquido – ou seja, o mercado acredita que as expectativas de resultados futuros da companhia estão abaixo do que ela atualmente vale caso fosse liquidada.
Não perca a oportunidade!
Na lista, elaborada com base no valor de mercado em 27 de setembro e patrimônio líquido de junho deste ano, aparecem quatro empresas do Grupo EBX, de Eike Batista: MMX Mineração (MMXM3), cujo valor de mercado na data em questão representava 55,29% do patrimônio líquido, OGX Petróleo (OGXP3), com 41,05%, CCX Carvão (CCXC3, 32,61%) e OSX Brasil (OSXB3, 5,41%). As empresas do grupo sofrem uma crise de desconfiança, com possibilidade de calote e venda de controle de algumas companhias.
Confira as 20 empresas de capital aberto* com menor relação Valor de Mercado x Patrimônio Líquido:
Fonte: Economatica
*O estudo considera as empresas com menor relação entre valor de mercado e patrimônio líquido considerando as que tiveram volume financeiro médio diário de sua principal ação acima de R$ 1 milhão no último mês.