Arrecadação, Lula, balanços, falas do Fed e de Campos Neto: os destaques desta 3ª

Confira os temas que devem mexer com os mercados nesta terça-feira (22)

Equipe InfoMoney

Publicidade

Com a agenda de indicadores mais esvaziada nesta terça-feira, o destaque ficará para balanços corporativos, tanto aqui quanto nos EUA.

A temporada de resultados começa hoje aqui no Brasil, com a divulgações de Romi (ROMI3) e Neoenergia (NEOE3), após o fechamento do mercado. Lá fora, as atenções se voltam para os dados da 3M, General Motors, General Electric, Verizon, entre outras.

Ontem, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto seguiu o roteiro recente de comentários, ao reforçar que medidas fiscais são importantes para o BC conseguir baixar os juros, que a missão da instituição é atingir a meta de inflação e que não há uma orientação (guidance) para o próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom).

As declarações fizeram o dólar perder força perante o real e as taxas de juros futuras caírem, no momento das declarações. Para hoje, são esperados mais comentários, uma vez que o presidente do BC participará de dois compromissos públicos. Em dados, a Receita Federal divulgará a arrecadação de setembro.

Leia mais:

O que vai mexer com o mercado nesta terça

Agenda

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, concede entrevista à CNBC, em Washington D.C..  Após esse compromisso, palestra no evento “The future of cross-border payments: faster, safer, together”, organizado pelo G20 e pelo Committee on Payments and Market Infrastructures (CPMI) do Banco de Compensações Internacionais (BIS), em Washington D.C., EUA. O evento é aberto à imprensa presencialmente e por transmissão. Outros diretores participam de compromissos fechados à imprensa.

Continua depois da publicidade

Ainda em observação depois de queda no sábado (19), o presidente Lula dará telefonema para presidente da Rússia, Vladimir Putin, e tem reunião com Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Brasil

10h30 – Receita divulga arrecadação de setembro

11h – Comentários sobre arrecadação

Continua depois da publicidade

EUA

11h – Patrick Harker, presidente do Fed da Filadélfia, discursa em evento

17h – Janet Yellen, secretária do Tesouro, participa de painel do IIF

Internacional

Guerra no Oriente Médio

Israel afirmou que o Hezbollah mantém cerca de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,8 bilhões) em dinheiro e ouro em um bunker localizado sob o Hospital Sahel, nos subúrbios do sul de Beirute, capital do Líbano.

Continua depois da publicidade

Apesar da acusação, Israel declarou que não atacaria o complexo hospitalar. A evacuação do hospital ocorreu logo após as acusações, e o diretor Fadi Alame negou a veracidade das informações em entrevista à Reuters.

Economia

Firmus

Banco Central divulgou nesta segunda-feira a segunda edição da etapa piloto da nova pesquisa Firmus, que traz a percepção de empresas de fora do setor financeiro sobre seus negócios e as principais variáveis econômicas, apontando uma visão mais pessimista para a inflação de 2024 e custo de salários mais alto.

Política

Lula terá telefonema com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin, na manhã de terça-feira, mostrou a agenda oficial de Lula divulgada na noite desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Lula viajaria à Rússia para a cúpula dos Brics que começa na terça-feira, mas uma batida na cabeça em consequência de uma queda sofrida por ele no sábado levou ao cancelamento da viagem por orientação médica.

Enel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu Termo de Intimação à Enel Distribuição São Paulo (Enel SP) pelo descumprimento do plano de contingência apresentado pela empresa e pela reincidência quanto ao atendimento insatisfatório aos consumidores em situações de emergência, como o evento climático climático extremo do dia 11/10 — o apagão que atingiu mais de 3 milhões de clientes na Grande São Paulo. As informações são do jornal Valor.

Arquivamento

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na última sexta-feira (18), o arquivamento de uma ação de improbidade administrativa que tinha como um dos réus o atual vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

Continua depois da publicidade

Sem radicalização

Pré-candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), defendeu que a agenda dos parlamentares não seja de “radicalização”. A declaração foi dada após o deputado participar da 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP), nesta segunda-feira (21).

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também estava no evento.

Corporativo

Cosan (CSAN3)

A Cosan informou nesta segunda-feira que seu conselho de administração aprovou a eleição de Marcelo Eduardo Martins, atual diretor vice-presidente de Estratégia da companhia, para o cargo de diretor presidente.

O atual CEO, Nelson Gomes, por sua vez, passará a ocupar a posição de diretor presidente da Raízen, afirmou a companhia em fato relevante ao mercado.

CSN (CSNA3)

A CSN (CSNA3) hipotecou judicialmente o terreno e a fábrica da produtora de tubos de aço Confab, em Pindamonhangaba (SP), segundo reprotagem do Valor. A Confab é acionista da Usiminas e integra o grupo ítalo-argentino Ternium/Techint, com a qual a siderúrgica de Benjamin Steinbruch trava uma disputa há mais de uma década.

(com Reuters, Estadão e Agência Brasil)