Argentina está se aproximando da sustentabilidade fiscal, diz Janet Yellen

Em reunião com o ministro da Economia argentino, Luis Caputo, secretária do Tesouro dos EUA disse que governo de Javier Milei herdou uma grande tarefa de estabilização, mas que obteve avanços

Reuters

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, na reunião do G20, em São Paulo (Reuters/Carla Carniel)
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, na reunião do G20, em São Paulo (Reuters/Carla Carniel)

Publicidade

São Paulo (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reuniu-se com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, nesta quinta-feira (29), saudando o que ela chamou de “medidas importantes” do governo de Milei para restaurar a sustentabilidade fiscal, ajustar a taxa de câmbio e combater a inflação.

“Não há dúvida de que este foi, e continuará sendo, um período de transição econômica difícil para o povo argentino”, disse Yellen em sua primeira reunião com Caputo. Ela disse que proteger os mais vulneráveis durante a transição seria de vital importância.

Yellen, a última de uma série de autoridades dos EUA a se reunir com autoridades argentinas desde que o presidente do país, Javier Milei, assumiu o cargo, elogiou Caputo por sua liderança.

Continua depois da publicidade

“O governo de Milei herdou uma tarefa de estabilização muito grande, mas já tomou algumas medidas importantes para restaurar a sustentabilidade fiscal, ajustar a taxa de câmbio e combater a inflação”, disse ela.

Yellen afirmou que viu muitas áreas para colaboração entre os EUA e a Argentina em questões importantes na agenda durante a reunião desta semana de autoridades financeiras do Grupo das 20 principais economias. Ela disse que esperava um “relacionamento ativo e construtivo” entre o Tesouro dos EUA e o ministério de Caputo.