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Além das fortes quedas das varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) em meio ao noticiário movimentado para as companhias, outra empresa de consumo registriu queda na Bolsa na sessão: a Arezzo (ARZZ3). Os ativos fecharam em baixa de 11,58%, a R$ 68,70. também em uma sessão bastante negativa para os mercados. Na mínima, os ativos chegaram a cair 11,63%, a R$ 68,66.
A companhia teve queda de 7,1% no lucro líquido ajustado no quarto trimestre de 2022, pressionado por resultado financeiro e alta nas despesas, com declínio também na margem Ebitda (Ebitda, lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, sobre receita líquida, ajustada.
“As expectativas para a Arezzo&Co são legitimamente altas, dados muitos trimestres consecutivos de desempenho estelar”, afirmaram analistas do Bradesco BBI.
“Dessa forma, a combinação de margem suave e lucro líquido em queda no quarto trimestre de 2022 pode pesar mais na percepção dos investidores do que o crescimento robusto contínuo e a execução hábil contínua”, destacaram em relatório enviado a clientes.
O Itaú BBA destacou que a Arezzo entregou uma performance decente de vendas no quarto trimestre, mas nada surpreendente. A companhia manteve um bom ritmo de vendas para AR&CO, mas o impulso foi mais suave para a marca Arezzo, com lucratividade pressionada tanto pela margem bruta (diante de mais atividades promocionais), quanto por maiores despesas (relacionadas com marketing e remuneração da administração).
“Desta forma, os números ficaram abaixo do consenso e podem gerar alguns ventos contrários para a tese de investimentos. Por ora, mantemos nossa recomendação de ‘compra’ para ARZZ3, com preço-alvo de R$ 107 ao fim de 2023, até reformularmos nosso modelo”, afirma o BBA.
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Daqui para a frente, apontam os analistas, o avanço do negócio orgânico aliado à evolução da lucratividade são os principais pontos a serem monitorados. Além disso, a companhia divulgou que o desempenho do DTC (vendas realizadas pelo
fabricante diretamente ao consumidor final, através dos canais digitais ou lojas físicas) em janeiro e fevereiro foi de
22,8%, aumentando sua resiliência.
“No entanto, sinalizamos que as duras comparações de 2023 não são desprezíveis, especialmente para o seu negócio principal orgânico, cujo desempenho de vendas registrou queda de 2,2% em base anual e alta de 2% nas vendas da marca Arezzo”, reforçam os analistas.
A Eleven, por sua vez, apontou que a companhia reportou um resultado em linha com as suas estimativas, com uma forte performance no consolidado de 2022. Dessa forma, reforçou recomendação de compra e reiterou a ARZZ3 como uma
das suas top picks para 2023, estando bem posicionada para enfrentar o cenário macroeconômico mais desafiador.
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No radar, também estavam dados de inflação no Brasil mostrando que o IPCA acelerou a alta a 0,84% em fevereiro, ligeiramente acima das expectativas de analistas compiladas em pesquisa da Reuters (+0,80%), dificultando o caminho do Banco Central para uma flexibilização monetária no país.
(com Reuters)