Publicidade
DUBAI (Reuters) – A Arábia Saudita está planejando uma venda multibilionária de ações da gigante de energia Aramco já em junho, no que seria uma das maiores ofertas de ações da região, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto.
A oferta poderia arrecadar cerca de 10 bilhões de dólares, disse uma das pessoas. Os preparativos estão em curso e os detalhes ainda podem mudar, disseram as fontes.
O escritório de comunicação do governo e a Aramco não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Bancos incluindo Citigroup , Goldman Sachs e HSBC já haviam sido escalados para tocar a operação, informou a Reuters.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
A Arábia Saudita embarcou numa transição econômica conhecida como Visão 2030, que coloca um setor privado expandido e um crescimento não ligado ao petróleo no centro do seu desenvolvimento futuro.
Continua depois da publicidade
O governo saudita é de longe o maior acionista da Aramco, com uma participação de 90%, e depende fortemente dos seus dividendos.
A Aramco espera pagar 31 bilhões de dólares em dividendos, disse a empresa no início deste mês, apesar de reportar lucros menores no primeiro trimestre em meio a preços mais baixos do petróleo e volumes menores vendidos.
Desde a sua oferta pública inicial em 2019, o maior IPO do mundo, as ações da Aramco subiram de um preço de IPO de 32 riais para uma máxima de 38,64 riais há um ano. Na quinta-feira, as ações fecharam a 29,95 riais.