Após mais um resultado sólido de RD (RADL3), velha questão segue no mercado: ação está cara demais?

Maior parte dos analistas segue cautelosa com ativos por conta do valuation, apesar de destacarem pontos positivos da farmacêutica

Lara Rizério

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As ações da RD (RADL3), ex-Raia Drogasil – maior varejista farmacêutica do país – sempre são alvo de questionamentos sobre se estão caras demais ou se ainda há oportunidade de alta para elas por conta das características positivas da empresa. Após o resultado do quarto trimestre de 2022, os ativos reagiram positivamente, com alta de 3,89%, a R$ 24,30, nesta quarta-feira (8), em um dia também positivo para o Ibovespa, reacendendo as discussões sobre até onde ela pode ir na Bolsa.

Olhando para os números do quarto trimestre de 2022, eles foram vistos como sólidos e em linha com as expectativas. Para a XP, o operacional foi dentro do esperado, mas o lucro líquido (sem ser em termos ajustados) de R$ 278 milhões ficou acima das suas expectativas, por conta de menores impostos e créditos fiscais não recorrentes.

As vendas foram o destaque positivo, na visão do Bradesco BBI, crescendo 22% no comparativo anual (sendo 20% no varejo; e aproximadamente 60% na 4Bio Medicamentos Especiais). O SSS (vendas nas mesmas lojas) das lojas maduras permaneceu sólido em 13,5% (versus 14,6% no 3T22).

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A margem Ebitda (Ebitda, ou lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, sobre receita líquida) ajustada pelo PIS/COFINS aumentou 0,2 ponto percentual no comparativo anual para 6,8% (versus estimativa de 6,6%). As despesas com vendas caíram 0,8 ponto percentual, mas foram compensadas por 0,5 ponto na margem bruta e 0,2 ponto em despesas Gerais e Administrativas (G&A).

Em detalhamento, 13,5% do crescimento nas mesmas lojas (varejo) remetem à Promoção de Lojas Maduras, numa elevação de 7,5 pontos percentuais (p.p.) acima da inflação (IPCA) ao período (5,8%), e superior aos reajustes da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) em 2,4 p.p. no trimestre. “Isso permitiu uma melhor capacidade da empresa em repassar custos, em superação à defasagem da pandemia (2021)”, destaca a Levante.

No digital, a companhia apresentou 99 milhões de acessos no 4T22 – 47,5 milhões de clientes ativos no período. Nesta transformação, o consumidor aumenta a recorrência de compras e promove um maior faturamento para RD, num incremento ao consumo total (após a digitalização) gastando em média 25% acima que outras classes de clientes, de maneira que, em 2022, a venda por canais digitais frente à Nova Farmácia, ao marketplace e à Plataforma de Saúde foi de R$ 3,2 bilhões (+52,7% ao ano).

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A receita bruta foi de R$ 8,3 bilhões, com alta de 21,9% ano a ano, tendo como força motriz da expansão ano contra ano, as novas aberturas de lojas e um aumento de preços acima da média, trazendo a performance das lojas maduras para um patamar acima do IPCA.

A Genial Investimentos ainda aponta que a companhia cumpriu com maestria o seu guidance de abertura de 260 lojas para o ano de 2022, além de reforçar seu cronograma de abertura de 780 novas farmácias entre 2023-2025, que dá a média de 260/loja. Com isso, a líder do setor farmacêutico chegou em um parque de 2.697 lojas (+8,3% ao ano), somando cerca de 32,2 mil m² em área de venda.

A categoria que mais ganhou participação dentro do mix foi a de perfumaria, com o enfraquecimento de vez do covid-19, deu fôlego para a retomada do interesse por esses itens. “Mas no geral, não vimos nenhuma mudança relevante diante das categorias”, avalia a casa.

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Cabe ressaltar ainda que, junto com o anúncio dos resultados, a companhia divulgou um comunicado revelando que o Conselho de Administração deliberou uma proposta de aumento no capital social de R$ 1,5 bilhão, para fins de bonificação dos acionistas. Caso aprovada em Assembleia Geral, para cada 25 ações de RADL3, o acionista receberá uma nova ação.

“A Raia Drogasil, além de fornecer números positivos, apresenta consistência no tempo, de modo que, em um período de cenário macroeconômico instável, é uma forma de proteção ao investidor, e principalmente para a inflação. Os reajustes da CMED puderam ampliar os números em 2022, de forma que devem vigorar até abril de 2023, quando sofrem nova diretriz”, aponta a Levante.

Os cálculos levam em conta variações aos custos do setor, e os níveis inflacionários (IPCA). Sob outra perspectiva, o crescimento da Receita, ao Ebitda Ajustado, e ao Lucro Líquido, foram novamente favoráveis – mesmo ao cenário de menor fluxo de pessoas pela Copa do Mundo no 4T22, avalia a casa.

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“Além disso, apesar da dimensão nacional da operação, é expressiva a eficiência operacional da companhia, com margens em níveis competitivos, e de avanço aos outros indicadores. Essa coerência é acompanhada pelo Digital, pela abertura de lojas (rigorosamente ao guidance), e mesmo na diluição aos custos”, aponta.

Para a casa de research, o setor farmacêutico deve apresentar resultados favoráveis em 2023, dada a menor elasticidade dos produtos, ou a impossibilidade dos agentes em optar pelo consumo de medicamentos.

Contudo, diversas casas têm recomendação neutra especificamente para a RD. A Genial reduziu a recomendação para o papel de compra para manutenção. “Em nossa visão, o preço de tela já embute boas perspectivas de crescimento para a companhia ao longo dos próximos anos”, avalia.

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Na mesma linha, o Bradesco BBI recomenda neutralidade com o ativo RADL3, com preço-alvo de R$ 24,00 para 2023, devido ao valuation. Para o banco, o ativo negocia a um múltiplo de preço sobre o lucro esperado para 2023 de 37 vezes e oferece apenas 3% de upside para o seu preço-alvo.

“A perspectiva de margens para 2023 também é desafiadora, em nossa opinião. Os menores aumentos de preços de medicamentos de 5,5% em 2023 (ante 10,9% em 2022) devem levar a uma desaceleração do crescimento das vendas para 15% (a partir do 2T23) dos atuais 22%, e assim impactar a margem bruta do ano em 0,3-0,4 ponto percentual”, avaliam os analistas do BBI.

Já em teleconferência, o presidente da companhia, Marcílio D‘Amico Pousada, disse que espera um crescimento de margem  Ebitda da companhia.

Além disso, o executivo comentou ainda que a RD está negociando a entrada de uma grande rede varejista de penetração nacional no programa de fidelidade Stix. Na véspera, Pousada disse que a Stix também assinou acordo com a Livelo para integração na rede de fidelidade.

Também devido ao valuation, o Itaú BBA reforçou sua recomendação marketperform (desempenho em linha com a média do mercado, equivalente à neutra) para RADL3, com preço-alvo de R$ 26 ao fim de 2023.

De acordo com compilação da Refinitiv, de 15 casas que cobrem o ativo, 6 recomendam compra e 9 têm visão de manutenção para os papéis.

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Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.