Após longo tempo, Carrefour deve se sair melhor do que o Assaí no 2T24, diz analista

Com o varejo mais desafiador, XP vê segmento mais bem posicionado do que os dependentes de crédito, como de bens duráveis e vestuário

Augusto Diniz

Conteúdo XP

Publicidade

Gustavo Senday, analista de varejo da XP, disse que há muito não via a possibilidade do Carrefour (CRFB3) apresentar um balanço melhor do que o Assaí (ASAI3) como nesse segundo trimestre de 2024.

Senday participou nesta sexta-feira (5) do Morning Call da XP, e disse que o desempenho de ambas empresas do 2T24 devem ser diferentes entre si.

Baixe uma lista de  10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

ASAI3: desaceleração na receita

“No Assaí, o crescimento de receita continua vindo muito forte. De acordo com nossa estimativa, o avanço será de 12% ano contra ano”, destacou. “Mas é uma desaceleração em relação ao resultado que entregou no primeiro trimestre”, complementou.

Para o analista, a inflação alimentar um pouco mais alta está demorando para ser refletida no atacarejo, principalmente nos clientes B2B, e aponta resultados mistos no segundo semestre do ano para a empresa.

“O crescimento de receita deve desacelerar, mas o Assaí continua a entregar melhora de margem por conta da maturação e consolidação das lojas convertidas do Extra dentro do parque da companhia”, ressaltou.

Continua depois da publicidade

CRFB3: Atacadão melhor em vendas

Com relação ao Carrefour, Gustavo Senday enxerga os resultados melhorando no 2T24.

 “A gente olha o Atacadão, que é o segmento de atacarejo dentro do Carrefour, e ele deve entregar uma estimativa de vendas acima do Assaí pela primeira vez em alguns trimestres. E a receita deve vir forte, com melhora de margem por conta da maturação da conversão das lojas que tem feito”, afirmou.

No entanto, ele diz que um ponto a ser monitorado no balanço do Carrefour é a operação dos supermercados – portanto, excluindo o atacarejo.

Continua depois da publicidade

“A companhia vem fazendo ajustes com fechamento de lojas (do varejo) e a estruturação da operação. Isso deve continuar impactando nos resultados da empresa, apesar de sequencialmente a expectativa seja de os números virem melhores, em comparação ao primeiro trimestre”, disse.

Assai segue top pick

“O Carrefour deve ter um resultado melhor do que o do Assaí”, afirmou. Mas o Assaí segue top pick da XP no setor de varejo. “Apesar do segundo semestre um pouco abaixo dos concorrentes, a gente reitera nossa visão positiva (para o Assaí), principalmente ao longo do segundo semestre desse ano”, ressaltou.

Ele disse que ao longo do segundo semestre do ano passado, enfrentou-se movimento de deflação alimentar, mas que no segundo semestre de 2024, o quadro deve se inverter, ou seja, a inflação alimentar pode emergir.

Continua depois da publicidade

“A gente enxerga que o Assaí terá uma dinâmica mais positiva de resultado ao longo desse segundo semestre”, disse, justificando a condição de top pick da empresa.

“Com o momento do varejo mais desafiador, é um segmento que tem uma proteção, uma defensiva melhor em relação a outros mais dependentes de crédito, como de bens duráveis e vestuários”, explicou.