Após impacto nos resultados, Locaweb (LWSA3) sinaliza cautela com aquisições em 2022

Companhia ainda apontou que primeiro trimestre tem patamares dentro das expectativas, com uma boa recuperação de vendas em lojas

André Cabette Fábio

(Reprodução: Instagram)
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Após uma quinta-feira de queda de 7,05% das suas ações com a divulgação de prejuízo de R$ 7,2 milhões no quarto trimestre de 2021, impactado por aquisições, a Locaweb (LWSA3) se mostrou mais cautelosa ao destacar perspectivas para novas compras em meio ao custo de capital ainda alto, conforme destacou Fernando Cirne, CEO da companhia. 

A fala ocorreu em teleconferência com analistas nesta sexta-feira (25) sobre o resultado da empresa, focada em hospedagem de lojas on-line e marketing digital. 

Cabe destacar que, em termos ajustados, o lucro da Locaweb no quarto trimestre de 2022 somou R$ 27,2 milhões, um aumento de 79,9% em relação ao mesmo trimestre de 2020, de R$ 15,1 milhões. Segundo a empresa, despesas de amortização de intangíveis e ajustes a valor presente relacionados a “earnout” das recentes aquisições pesaram no resultado sem ajustes.

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Cirne comentou na teleconferência que as principais compras de empresas foram realizadas desde o seu IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações), em fevereiro de 2020. Ele afirmou que as companhias evoluem em três ou quatro anos até chegarem a padrões de lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) de 15% a 30%, e que a Locaweb privilegia, no momento, crescimento em detrimento de rentabilidade. 

Cirne disse que Melhor Envio e Bling cresceram mais de 75% no quarto trimestre frente ao terceiro de 2021. No caso do  sistema de gestão online Bling, comprado em abril de 2021, o executivo disse que o GMV (sigla em inglês para volume bruto de mercadoria) das notas fiscais emitidas teve crescimento de 60% entre o quarto trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021. 

Foram R$ 20 bilhões em notas fiscais emitidas, segundo o executivo. “Isso mostra a importância do Bling dentro do ecossistema de e-commerce”, disse.

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No caso da plataforma de logística Melhor Envio, comprada em dezembro de 2020, o executivo afirmou que houve crescimento de 79% em etiquetas emitidas no quarto trimestre de 2021, frente ao mesmo período de 2020. Houve crescimento de 59% no TPV (sigla em inglês para valor total de pagamentos) na mesma comparação.

Comprada em outubro de 2021 pela Locaweb, a Squid, startup focada no mercado de influenciadores, “sofreu um pouquinho” no quarto trimestre de 2021, afirmou o executivo. Mas no primeiro trimestre de 2022 vem tendo um crescimento de 40% frente ao mesmo período de 2021, disse.

Primeiro trimestre dentro das expectativas

Willians Marques, diretor geral de commerce SMB da Locaweb, afirmou que o resultado de dezembro de 2021 foi mais afetado pela pandemia. Mas disse que o primeiro trimestre tem patamares dentro das expectativas, com uma boa recuperação de vendas em lojas. 

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​​Cirne afirmou que o “churn” (termo em inglês para taxa de cancelamento) da empresa não é fortemente impactado por migrações para a concorrência. Ele disse que a maioria das vendas da empresa é a clientes que ainda não haviam montado e-commerces, e que a Locaweb não sofre fortemente com “roubos” de clientes.

A diretoria afirmou que a empresa vem observando ciclos estáveis de cancelamentos, e que estes são compensados por vendas a clientes estabelecidos em seu ecossistema.  

Em nota publicada antes da teleconferência, o Bradesco BBI avaliou que o Ebitda ajustado veio cerca de 12% abaixo das estimativas, impactado pela consolidação das empresas adquiridas recentemente, “que estão bem abaixo das margens de equilíbrio”. Além disso, destacou que o GMV (apenas de Tray, Tray Corp e Dooca) desacelerou na comparação anual e e cresceu levemente no trimestre. Assim, o banco avaliou os resultados como neutros.

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O Credit Suisse também avaliou os resultados como neutros, com avanço da receita em linha, mas Ebitda ajustado confirmando expectativa de uma compressão sequencial de margem, notando que a queda estava relacionada principalmente a fusões e aquisições recentes. 

Para o Credit e para o Itaú BBA, a recomendação para Locaweb é outperform (desempenho acima da média do mercado), com preço-alvo de R$ 14,00 (potencial de alta de 39% em relação ao fechamento desta sexta), mesma recomendação do Bradesco BBI, mas que conta com um preço-alvo de R$ 17 (upside de 69%). 

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André Cabette Fábio

Jornalista colaborador do InfoMoney