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Após uma quinta-feira de queda de 7,05% das suas ações com a divulgação de prejuízo de R$ 7,2 milhões no quarto trimestre de 2021, impactado por aquisições, a Locaweb (LWSA3) se mostrou mais cautelosa ao destacar perspectivas para novas compras em meio ao custo de capital ainda alto, conforme destacou Fernando Cirne, CEO da companhia.
A fala ocorreu em teleconferência com analistas nesta sexta-feira (25) sobre o resultado da empresa, focada em hospedagem de lojas on-line e marketing digital.
Cabe destacar que, em termos ajustados, o lucro da Locaweb no quarto trimestre de 2022 somou R$ 27,2 milhões, um aumento de 79,9% em relação ao mesmo trimestre de 2020, de R$ 15,1 milhões. Segundo a empresa, despesas de amortização de intangíveis e ajustes a valor presente relacionados a “earnout” das recentes aquisições pesaram no resultado sem ajustes.
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Cirne comentou na teleconferência que as principais compras de empresas foram realizadas desde o seu IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações), em fevereiro de 2020. Ele afirmou que as companhias evoluem em três ou quatro anos até chegarem a padrões de lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) de 15% a 30%, e que a Locaweb privilegia, no momento, crescimento em detrimento de rentabilidade.
Cirne disse que Melhor Envio e Bling cresceram mais de 75% no quarto trimestre frente ao terceiro de 2021. No caso do sistema de gestão online Bling, comprado em abril de 2021, o executivo disse que o GMV (sigla em inglês para volume bruto de mercadoria) das notas fiscais emitidas teve crescimento de 60% entre o quarto trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021.
Foram R$ 20 bilhões em notas fiscais emitidas, segundo o executivo. “Isso mostra a importância do Bling dentro do ecossistema de e-commerce”, disse.
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No caso da plataforma de logística Melhor Envio, comprada em dezembro de 2020, o executivo afirmou que houve crescimento de 79% em etiquetas emitidas no quarto trimestre de 2021, frente ao mesmo período de 2020. Houve crescimento de 59% no TPV (sigla em inglês para valor total de pagamentos) na mesma comparação.
Comprada em outubro de 2021 pela Locaweb, a Squid, startup focada no mercado de influenciadores, “sofreu um pouquinho” no quarto trimestre de 2021, afirmou o executivo. Mas no primeiro trimestre de 2022 vem tendo um crescimento de 40% frente ao mesmo período de 2021, disse.
Primeiro trimestre dentro das expectativas
Willians Marques, diretor geral de commerce SMB da Locaweb, afirmou que o resultado de dezembro de 2021 foi mais afetado pela pandemia. Mas disse que o primeiro trimestre tem patamares dentro das expectativas, com uma boa recuperação de vendas em lojas.
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Cirne afirmou que o “churn” (termo em inglês para taxa de cancelamento) da empresa não é fortemente impactado por migrações para a concorrência. Ele disse que a maioria das vendas da empresa é a clientes que ainda não haviam montado e-commerces, e que a Locaweb não sofre fortemente com “roubos” de clientes.
A diretoria afirmou que a empresa vem observando ciclos estáveis de cancelamentos, e que estes são compensados por vendas a clientes estabelecidos em seu ecossistema.
Em nota publicada antes da teleconferência, o Bradesco BBI avaliou que o Ebitda ajustado veio cerca de 12% abaixo das estimativas, impactado pela consolidação das empresas adquiridas recentemente, “que estão bem abaixo das margens de equilíbrio”. Além disso, destacou que o GMV (apenas de Tray, Tray Corp e Dooca) desacelerou na comparação anual e e cresceu levemente no trimestre. Assim, o banco avaliou os resultados como neutros.
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O Credit Suisse também avaliou os resultados como neutros, com avanço da receita em linha, mas Ebitda ajustado confirmando expectativa de uma compressão sequencial de margem, notando que a queda estava relacionada principalmente a fusões e aquisições recentes.
Para o Credit e para o Itaú BBA, a recomendação para Locaweb é outperform (desempenho acima da média do mercado), com preço-alvo de R$ 14,00 (potencial de alta de 39% em relação ao fechamento desta sexta), mesma recomendação do Bradesco BBI, mas que conta com um preço-alvo de R$ 17 (upside de 69%).
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