Ibovespa encerra 1º pregão do ano em queda, mas acima dos 120 mil pontos; PETR4 sobe

O Ibovespa fechou 2024 com queda acumulada de 10,36%, a maior perda anual desde 2021

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa encerrou o primeiro pregão do ano em queda, chegando a tocar uma mínima em mais de seis meses nesta quinta-feira, embora o desempenho positivo das ações da Petrobras PETR4) tenha limitado um declínio mais acentuado.

Referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou com variação negativa de 0,13%, a 120.125,39 pontos, tendo marcado 119.119,53 pontos na mínima, menor patamar intradia desde junho de 2024, e 120.781,81 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro somou 19,44 bilhões de reais, em dia de liquidez ainda reduzida na volta do feriado de Ano Novo.

Continua depois da publicidade

No curto e médio prazos, o indicador segue em tendência de baixa, podendo alcançar o suporte imediato em 118.685 pontos, afirmou Igor Graminhani, analista da Genial Investimentos, em análise técnica nesta quinta-feira.

O movimento desta quinta acompanhou a piora em Wall Street, que abriu em alta, mas depois inverteu sinal, com investidores embarcando no novo ano enfrentando as correntes cruzadas de dados sólidos do mercado de trabalho dos Estados Unidos, a alta do dólar e a queda das ações da Tesla.

Para o analista de investimentos Gabriel Mollo, da Daycoval Corretora, o avanço dos preços do petróleo no mercado externo, refletido nos papéis da Petrobras — de grande peso no índice brasileiro — conteve uma queda maior para o indicador.

Continua depois da publicidade

Na cena doméstica, os investidores seguem atentos a qualquer notícia vinda do Congresso ou do governo sobre a situação fiscal do país, segundo Mollo. “Esse é o principal ‘driver’ que tem trazido volatilidade para o mercado”, afirmou.

A B3, operadora da bolsa paulista, divulgou nesta quinta-feira a última prévia da nova carteira do Ibovespa, com a entrada das ações da Marcopolo e da Porto Seguro e a exclusão dos papéis da Alpargatas e da Eztec. A carteira definitiva vai vigorar de 6 de janeiro a 2 de maio.

DESTAQUES

Continua depois da publicidade