Publicidade
SÃO PAULO – O ex-presidente do HSBC no Brasil André Brandão foi escolhido pelo governo para comandar o Banco do Brasil, segundo informações dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.
Segundo as publicações, o nome de Brandão foi informalmente comunicado a dirigentes do banco pelo Palácio do Planalto. O anúncio oficial ainda não teria sido feito porque Brandão precisa se descompatibilizar do HSBC, onde atualmente é head de Global Banking e Markets para as Américas.
Brandão substituirá Rubem Novaes, que entregou sua carta de renúncia há uma semana.
O executivo começou sua carreira no Citibank e ingressou no HSBC em 1999. Em 2003, se tornou diretor-executivo da instituição, responsável pela área de global banking e markets. Nove anos depois, foi nomeado presidente do HSBC no Brasil, posição que ocupou até 2016 — após a aquisição das operações pelo Bradesco.
Com mais de 30 anos de experiência ao todo no mercado financeiro, o executivo é visto como alguém que entende de tesouraria e operações de atacado, mas não tanto de varejo bancário.
O rito para que Brandão assuma o comando da insituição ainda deve levar em torno de uma semana. O Palácio do Planalto precisa comunicar oficialmente ao BB a escolha do nome. Em seguida, a instituição submete o nome ao comitê de exigibilidade.
Continua depois da publicidade
Caso seja aprovado, o nome volta ao Planalto e deve ser publicado no Diário Oficial da União.
A carreira que mais forma milionários: conheça o primeiro MBA do Brasil totalmente dedicado ao mercado de ações