Analistas já apostam em iene mais fraco em 2005

Depois de preverem que iene seria cotado em 90 ienes por dólar no final de 2005; maioria já aposta em queda da moeda como única saída para a economia

Publicidade

SÃO PAULO – Como era de se esperar o mercado de câmbio internacional foi afetado pelo anúncio do fraco desempenho da economia japonesa no quarto trimestre do ano passado. Nesta quarta-feira, dia 16, o gabinete do governo japonês informou que, último trimestre de 2004, o PIB japonês teria caído 0,5% em uma base anualizada.

Em decorrência o iene caiu frente ao dólar, e segue cotado em 105,50 ienes por dólar, o que sugere uma desvalorização de 2,9% no ano. Diante do fraco desempenho da economia, o governo japonês deve vender a moeda japonesa no mercado de forma a favorecer sua desvalorização frente ao dólar.

Iene fraco é preciso para recuperar economia

A aposta em um iene fraco reflete a necessidade de impulsionar as exportações do país, sobretudo, para outros países asiáticos, como a China, e, com isso, permitir uma recuperação da economia. Em dezembro as exportações teriam crescido apenas 1,3% frente a um avanço de 2,3% nas importações, o que, segundo o governo, teria contribuído para a queda do PIB.

Continua depois da publicidade

No final do ano passado, alguns analistas internacionais previram que o ano de 2005 poderia se transformar no ano do iene, da mesma forma como 2004 foi o ano do euro. A afirmação refletia a previsão de que o iene poderia fechar o ano de 2005 cotado em 90 ienes por dólar, o que representaria uma forte valorização. O iene fechou o ano de 2004 cotado em 102,48 ienes por dólar, o que sugeria uma valorização de mais de 10%.

Alguns analistas ainda seguem otimistas, pois afirmam que as reformas estruturais, sobretudo, no sistema bancário japonês, devem contribuir para a recuperação da economia. Outros, porem, já começam a rever suas projeções e chegam a acreditar que o iene possa em questão de semanas se desvalorizar ainda mais frente ao dólar passando a ser cotado ao redor de 107 ienes por dólar.