Publicidade
SÃO PAULO – A atual volatilidade do mercado de ações no Brasil, refletindo o cenário externo e o quadro político nacional, tem aumentado as incertezas quanto aos rumos da Bolsa de Valores. Neste contexto, muitos investidores começam a analisar mais de perto ações que podem garantir uma rentabilidade interessante através do pagamento de proventos.
Para quem quer conhecer quais são as melhores oportunidades neste segmento, vários analistas de corretoras de valores publicaram suas carteiras recomendadas de ações com boas perspectivas de pagamento de proventos nos próximos meses. Vale a pena conhecer os papéis favoritos das corretoras Ágora Sênior, Concórdia, Fator e Senso.
Telesp e Metalúrgica Gerdau
Dentre os papéis listados pelos analistas consultados, apenas dois aparecem três vezes, considerando as quatro carteiras recomendadas: as ações preferenciais da operadora de telecomunicações Telesp e da holding Metalúrgica Gerdau.
No caso da Telesp, as perspectivas dos analistas da Ágora Sênior são de que o dividend yield de 2006 atinja 11,3%, contra os 11,7% registrados no ano passado. Já para os papéis da Gerdau Metalúrgica, a expectativa é novamente positiva, após o retorno de dividendos de 12% registrado em 2005.
Siderúrgicas em destaque
As perspectivas de mais um ano de forte geração de caixa, o que permite uma distribuição mais agressiva de dividendos, coloca mais duas siderúrgicas na lista das mais lembradas pelos analistas. Os papéis ordinários da CSN e as ações preferenciais classe A da Usiminas aparecem por duas vezes nas carteiras recomendadas.
Já com uma indicação aparecem os papéis preferenciais da fabricante de tubos Confab, que, baseada na perspectiva de um dividend yield de 9,7% este ano, fica entre os papéis recomendados pelos analistas.
Continua depois da publicidade
Outros papéis
Também foram lembradas, com uma indicação, as ações de diversas empresas com bom histórico de pagamento de proventos nos últimos anos, como a fabricante de cigarros Souza Cruz, a geradora de energia AES Tietê e a fabricante de telhas e coberturas Eternit.
Fechando a lista ficaram os papéis preferenciais da operadora Telemar Norte Leste, as ações preferenciais da elétrica Cemig, da mineradora Caemi, do banco Bradesco e da holding Itausa, além dos papéis ordinários da petroquímica Copesul e da Sabesp.