Conteúdo editorial apoiado por

Análise técnica: Índice futuro precisa romper fundos relevantes para mudar tendência

Tendencia primária segue sendo de alta, com fundo extremamente relevante nos 98 mil pontos e resistências relevantes nos 131,6 mil e 136 mil pontos

Rodrigo Petry

Publicidade

Por mais que o índice futuro esteja acumulando queda de 2,5% neste mês de março, elevando as suas perdas em 2024 para 7,7%, ele precisa romper fundos e ter movimentos mais fortes de venda para buscar reverter a tendência primária, que ainda é de alta.

Segundo Pam Semezzato, analista da Clear, com base no gráfico semanal do índice futuro (WINFUT), se observa que a tendência primária segue sendo de alta, com fundo extremamente relevante nos 98 mil pontos, enquanto as resistências relevantes encontram-se 131.600 e 136.000 pontos.

“O índice rompeu a resistência de 131.000, mas não conseguiu dar continuidade imediata na alta e, por mais que esteja trabalhando abaixo dessa resistência, ainda indica somente correção da alta, já que não conseguiu confirmar o rompimento de fundo anterior (126.500) e também não mostra continuidade nas barras vendedoras”, afirma ela.

Para ela, as correções dessa tendencia de alta estão “demoradas e profundas”, como a que começou esse ano. “Então, para mudar o comportamento e pensarmos em reversão na tendencia de curtíssimo prazo, o índice precisa romper fundos e ter movimentos fortes vendedores”, analisa.

Índice Futuro (gráfico semanal). Fonte: Profit. Elaboração: Pam Semezzato

Índice e dólar futuro

Em relação ao dólar futuro, na análise semanal, Pam destaca que o ativo trabalha em tendencia de baixa no curto prazo. E, depois do teste na região de suporte forte (4.680), tem negociado extremamente consolidado, e com baixíssima volatilidade.

“A resistência forte está em 5.000 pontos e já traçou um fundo mais alto que o anterior, mas ainda não confirmou a tendencia, pois não rompeu o topo anterior. É normal a volatilidade reduzir e aumentar em alguns ciclos, então, podemos esperar por uma explosão de movimento mais direcional”, diz ela.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, no gráfico diário (que segue abaixo), Pam destaca as barras compradoras, que estão “com bom deslocamento e mais continuidade do que as vendedores”.

Além disso, acrescenta, os fundos intermediários foram traçados em região de médias curtas, “indicando possível rompimento dos 5.000 pontos no curtíssimo prazo.”

Gráfico diário dólar futuro (sem ajuste). Fonte: Profit. Elaboração: Pam Semezzato

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. A corretora feita de trader para trader. Abra sua conta na Modal.

Rodrigo Petry

Coordenador de Projetos Editoriais. Atuou como editor de mercados e investimentos no InfoMoney, liderando o Ao Vivo da Bolsa e o IM Trader. Antes, foi editor-chefe do portal euqueroinvestir, repórter do Broadcast (Grupo Estado) e revista Capital Aberto. Também foi Gestor de Relações com a Mídia do ex-Grupo Máquina e assessor parlamentar.