Americanas (AMER3) salta 20,97% após contratar consultoria para vender ativos da Ame

Sessão foi mais uma vez movimentada para a companhia

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Americanas (AMER3), varejista em recuperação judicial, saltou 20,97%, a R$ 6,98, na sessão desta segunda-feira (2). Desde o grupamento, que foi efetivado no início da semana passada, as ações registram forte volatilidade. Na sessão pós-grupamento no dia 27 de agosto (terça), os papéis saltaram 40%, caíram 15,49% na quinta e ainda acumularam perdas de 3,83% na sexta.

A sessão desta segunda foi marcada pelo anúncio da companhia de que contratou a consultoria Centria Capital Partners para encontrar interessado na aquisição de alguns ativos da fintech Ame Digital, dentro de estratégia montada em plano de recuperação judicial.

A companhia afirmou que a Ame será focada na condução de um novo programa de fidelidade de clientes e “na oferta de produtos e serviços, em parcerias com instituições financeiras e seguradoras, para clientes e parceiros da companhia”.

Continua depois da publicidade

A Ame, antes uma plataforma autônoma de produtos e serviços financeiros, vai deixar de oferecer “serviços de conta de pagamento, credenciadora e participante indireta de PIX”.

Com isso, a empresa afirmou que a consultoria vai ajudar a Americanas a encontrar interessados na compra do atual CNPJ da Ame Digital, incluindo a licença de instituição de pagamento e outros ativos detidos pela fintech.

Ainda no radar, a Polícia Federal nomeou nesta segunda-feira 41 suspeitos de participação na fraude bilionária da empresa. Os suspeitos que concordarem em ajudar na investigação  poderão assinar acordos de “não persecução”, segundo os documentos, mas para isso precisam admitir participação no esquema que levou a um rombo de mais de R$ 25 bilhões na contabilidade da companhia.

Continua depois da publicidade

Novo “COO”

Depois do fechamento, a empresa ainda informou que, a partir desta data, Fernando Dias Soares assume como Vice-Presidente de Operações (“COO”).

A companhia destaca que o executivo fez carreira na Ambev, onde foi Presidente da divisão de bebidas não alcoólicas e liderou unidades de negócio na Colômbia, Peru e México. Em 2020, assumiu a posição de CEO da Domino’s Pizza, onde conduziu a transformação digital e a reestruturação estratégica da companhia.

“Na Americanas, terá o desafio de otimizar processos e gerar sinergias nas áreas de Logística, Real Estate, Operação de Lojas e Prevenção a Perdas, trabalhando em proximidade com o time Comercial. O foco em processos garantirá uma operação fluida e homogênea em todos os nossos canais, reforçando o compromisso de entregar cada vez mais valor a nossos clientes”, ressaltou a Americanas em comunicado.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)