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Os sites das Lojas Americanas, do Submarino, do Shoptime e do Sou Barato continuam fora do ar nesta terça-feira (22). Questionadas por clientes na rede social Twitter, as marcas informaram que a instabilidade pode causar atrasos nas entregas dos pedidos.
As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S/A, que tirou os sites do ar no sábado à noite após detectar um “acesso não autorizado”. A companhia não fornece mais detalhes sobre o ocorrido.
Na segunda-feira, o grupo sofreu um baque em suas ações AMER3, que fecharam com baixa de 6,6%. Os canais digitais representam 60% das vendas do negócio. As ações seguiram em baixa na sessão desta terça-feira (22), com queda de 5,40%, a R$ 29,79, destoando do restante do setor, que tiveram ganhos.
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“Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos”, diz o perfil da Americanas, em resposta às dúvidas de clientes que realizaram compras recentemente e aguardam pelas entregas. Não há previsão de normalização do serviço nas plataformas virtuais.
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Segundo a companhia, as lojas físicas da Americanas não foram afetadas e operam normalmente.
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O Procon-SP notificou a Americanas pedindo explicações sobre os problemas das plataformas de e-commerce. O órgão afirma que a companhia deve informar o consumidor sobre como ele poderá exercer os seus direitos, como o direito de arrependimento de compra online dentro de sete dias.
A companhia terá ainda que fornecer informações sobre solicitações de troca, sobre regularizações de problemas e sobre reembolsos e deverá esclarecer se disponibilizou canal alternativo para contato do consumidor.
As ações AMER3 caíram em contraponto a outras varejistas com exposição ao e-commerce, como Via (VIIA3) e Magazine Luiza (MGLU3), com ganhos respectivos de 2,93% (a R$ 3,87) e 0,83% (a R$ 6,07), também impactadas positivamente com a fala de governo pretende reduzir em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de que o governo estuda liberar o saque de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a população quitar dívidas.
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A XP destaca não ser possível mensurar precisamente o valor perdido de vendas da Americanas mas, com base na estimativa da casa de receita do canal online para o primeiro trimestre de 2022, os analistas estimam uma venda bruta média em torno de R$ 65 milhões por dia (sem fazer ajustes para sazonalidades ao longo da semana).
“Como o canal tem enfrentado desafios desde sábado, estimamos um impacto até o momento de cerca de R$ 250 milhões. Isso representa aproximadamente 3% da nossa estimativa de receita bruta no trimestre ou cerca de 1% do valor de mercado da companhia”, avaliam.
(com Estadão Conteúdo)
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