Publicidade
A Ambev (ABEV3) apresentou lucro líquido consolidado de R$ 3,819 bilhões no primeiro trimestre de 2023, o que representa um crescimento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 6,444 bilhões, alta de 16,7% no conceito “reportado” e de 39,9% no conceito “orgânico”.
A receita líquida foi de R$ 20,531 bilhões entre janeiro e março, alta de 11,3% no conceito reportado e de 26,5% no orgânico, ambos ante igual etapa do ano anterior.
Continua depois da publicidade
O resultado financeiro ficou negativo em R$ 997,9 milhões no trimestre, uma redução de R$ 401,2 milhões em relação ao mesmo intervalo de 2022.
Leia Mais:
- Confira o calendário de resultados do 1º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira
- O que esperar da temporada de resultados do 1º trimestre? Confira ações e setores para ficar de olho
Em seu release de resultados, a companhia destaca que o desempenho do trimestre foi liderado pelo Brasil. “O desempenho foi impulsionado por nossa execução comercial durante o primeiro Carnaval completo pós-pandemia e por marcas mais saudáveis, à medida que superamos um forte primeiro trimestre de 2022 em que a obrigatoriedade do uso de máscaras foi suspensa no País”, destaca.
Continua depois da publicidade
O volume no País cresceu 2,5% (+0,8% em Cerveja e +7,3% em bebidas não alcoólicas) e a participação de mercado ficou estável em ambos os negócios, de acordo com as estimativas da empresa.
“Quanto às operações internacionais, nosso desempenho melhorou apesar de os ambientes macroeconômicos desafiadores que enfrentamos em vários mercados da América Latina terem impactado o volume (-7,8% em LAS e -5,0% em CAC), enquanto no Canadá o volume cresceu (+5,0%)”, observa.
Volumes
O volume total diminuiu 0,04% no primeiro trimestre. Segundo a empresa, o crescimento no Brasil (NAB +7,3% e Cerveja +0,8%) e no Canadá (+5,0%) foi mais do que compensado pela América Latina Sul (LAS) (- 7,8%), impactada por um ambiente macroeconômico desafiador, e pela América Central e Caribe (CAC) (-5,0%), apesar da recuperação sequencial na República Dominicana.
Continua depois da publicidade
A Ambev ainda informou que seu portfólio de cervejas premium cresceu cerca de 35% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao primeiro trimestre do ano passado. A empresa destacou que as marcas Original, Stella Artois, Corona, Spaten e Chopp Brahma impulsionaram esse crescimento do segmento premium.
A companhia apontou que o desempenho é fruto dos investimentos e estratégias com foco no consumidor feitas nos últimos anos e à saúde do seu portfólio.
(com Estadão Conteúdo)
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.