Publicidade
A Alphabet, controlada do Google (GOGL34), apresentou após o fechamento de Wall Street seus resultados do quarto trimestre de 2022 (4T22), com números que decepcionaram as estimativas dos analistas. Com isso, às 18h16 (horário de Brasília), no pós-mercado da Nasdaq, os ativos caíam 4,07%, a US$ 103,35.
O lucro do Google caiu de US$ 20,642 bilhões no quarto trimestre de 2021 para US$ 13,624 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado, uma baixa de 34% e abaixo das estimativas dos analistas. O lucro por ação foi de US$ 1,05 ante US$ 1,53 de um ano antes e abaixo da projeção Refinitiv de US$ 1,18.
Já a receita totalizou US$ 76,048 bilhões no 4T22, um aumento de 0,96% na base de comparação anual, mas ligeiramente abaixo (0,63%) dos US$ 76,53 esperados pelo consenso Refinitiv.
A receita de publicidade no YouTube foi de US$ 7,963 bilhões (queda de 7,8% na base anual) contra estimativa de US$ 8,25 bilhões (3,5% abaixo da projeção), de acordo com estimativas da StreetAccount. Já a receita do Google Cloud foi de US$ 7,315 bilhões contra projeção de US$ 7,43 bilhões, de acordo com estimativas da StreetAccount.
A receita de publicidade do Google, que inclui buscas e YouTube, caiu de US$ 61,2 bilhões para US$ 59 bilhões, já que os anunciantes – os maiores contribuintes para as vendas da Alphabet – diminuíram gastos para lidar com a inflação persistente, altas taxas de juros e temores de recessão.
O lucro operacional totalizou US$ 18,160 bilhões no quarto trimestre de 2022, um recuo de 17% na comparação com o mesmo período de 2021.
Continua depois da publicidade
A margem operacional, por sua vez, atingiu 24% no 4T22, uma redução de 5 pontos percentuais em relação ao 4T21.
Os custos de aquisição de tráfego (TAC, na sigla em inglês) foi de US$ 12,925 bilhões no 4T22 ante estimativa de US$ 13,32 bilhões da StreetAccount.