Publicidade
A Alphabet deve divulgar na terça-feira um aumento de quase 14% na receita trimestral, o quarto período consecutivo de crescimento de dois dígitos no faturamento da controladora do Google, impulsionada por computação em nuvem e inteligência artificial, além de alta no mercado de anúncios publicitários.
O balanço do segundo trimestre, o primeiro entre as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos nesta temporada, pode oferecer mais informações sobre a aceitação dos serviços de IA pelo público, bem como os custos crescentes associados à tecnologia.
Em uma conferência para desenvolvedores em maio, o Google lançou ferramentas de IA na pesquisa e reforçou o modelo de linguagem Gemini AI para competir melhor com os serviços de OpenAI e Microsoft.
Continua depois da publicidade
O Google também vai lançar no próximo mês novos dispositivos Pixel com recursos de IA, depois que a Apple anunciou em junho uma série de recursos de IA e integração com o ChatGPT nos iPhones mais recentes.
“Investidores estarão atentos ao sucesso contínuo dos negócios em buscas, mas também aos sinais de que a empresa está se adaptando ao novo mundo da IA”, disse Gil Luria, analista sênior de software da D.A. Davidson & Co.
Continua depois da publicidade
“A empresa precisará mostrar que a IA está impulsionando o crescimento do Google Cloud, que não há perdas de participação em buscas (…) e que os novos modelos que estão sendo construídos são competitivos.”
As despesas operacionais da empresa no segundo trimestre encerrado em junho provavelmente aumentaram mais de 32%, para US$ 27,57 bilhões, de acordo com dados da Lseg, o maior salto em mais de dois anos.
É provável que os principais negócios da Alphabet apresentem um crescimento saudável, já que a melhoria do clima macroeconômico dá aos clientes a confiança para investir em computação em nuvem e publicidade.
Continua depois da publicidade
“Os gastos com pesquisa no Google ainda se mantiveram razoavelmente bem…acreditamos que os anunciantes precisam investir como uma compensação importante para a inflação”, disse o analista da RBC Capital Markets, Brad Erickson.
A expectativa é de que a receita com computação em nuvem e o faturamento com publicidade da Alphabet no segundo trimestre cresçam 26,4% e 10,8%, respectivamente, de acordo com dados da Lseg, em um desempenho em grande parte semelhantes aos dois trimestres anteriores.