Publicidade
A cada quatro meses a B3 (B3SA3) faz o rebalanceamento das ações do índice Ibovespa, o principal da Bolsa brasileira. O próximo está programado para acontecer em 6 de janeiro, com prévias oficiais sendo publicadas pela B3 em 2 de dezembro, 16 de dezembro e 2 de janeiro.
O Itaú BBA prevê que a adição de Marcopolo (POMO4), Porto (PSSA3) e Smart Fit (SMFT3), pois essas ações estão ultrapassando o limite do índice de negociabilidade estabelecido na metodologia do índice.
Segundo cálculos do BBA, POMO4 terá peso de 0,30%, PSSA3 de 0,33% e SMFT3 de 0,30%.
Com relação às exclusões, analistas calculam que a probabilidade é alta de saída tanto da Alpargatas (ALPA4) como da Eztec (EZTC3), uma vez que seus índices de negociabilidade estão agora fora da zona de amortecimento da metodologia do índice.
Sendo assim, o BBA prevê um rebalanceamento movimentado com três inclusões e duas exclusões, elevando o número de ativos de 86 para 87.
O BBA ainda vê Copel (CPLE3) e Direcional (DIRR3) como ações que estão próximas do limite de inclusão e podem potencialmente aparecer nas prévias oficiais da B3, dependendo de mudanças em sua negociabilidade daqui para frente.
Continua depois da publicidade
Por fim, o banco espera mudanças de peso para as ações de Petrobras (PETR3) e Itaú (ITUB4). No primeiro caso, segundo analistas, os pesos das ações são definidos para serem limitados por seus índices de negociabilidade, enquanto o último aumentou seu índice de negociabilidade desde o último rebalanceamento, permitindo um peso maior neste rebalanceamento.