AIE: guerra levará mercado de petróleo a déficit, a menos que Opep+ amplie oferta

Agência diz que os mercados de energia estão diante da maior crise de oferta em décadas, que poderá resultar em mudanças duradouras

Estadão Conteúdo

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

A invasão da Ucrânia pela Rússia e as consequentes sanções impostas ao petróleo russo vão pesar na economia global e levar o mercado da commodity a uma situação de déficit, a menos que grandes produtores ampliem sua oferta, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).

Em relatório mensal publicado nesta quarta-feira, a AIE diz que os mercados de energia estão diante da maior crise de oferta em décadas, que poderá resultar em mudanças duradouras.

A AIE estima que a guerra no Leste Europeu poderá fazer com que 3 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo da Rússia deixem os mercados globais a partir de abril. A agência cortou sua previsão para a oferta global em 2022 em 2 milhões de bpd, a 99,5 milhões de bpd, com base no que a Opep+ – formada pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados – concordou em produzir. Pelos cálculos da AIE, a oferta da Opep+ está 1,1 milhão de bpd abaixo de sua meta.

De acordo com a AIE, países que integram o grupo estão prontos para liberar mais petróleo de suas reservas, se necessário, e a crise de energia provocada pelo conflito russo-ucraniano deverá acelerar a transição energética para fontes renováveis.

Ainda no relatório, a AIE também reduziu sua previsão de aumento na demanda global por petróleo este ano, de 3,2 milhões de bpd para 2,1 milhões de bpd.

A AIE informou também que os estoques de petróleo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sofreram redução de 22,1 milhões de barris em janeiro, a 2,62 bilhões de barris, atingindo o menor nível em quase oito anos. Dados preliminares sugerem que houve nova queda em fevereiro, de 29,8 milhões de barris.

Continua depois da publicidade

Fonte: Dow Jones Newswires.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.