Publicidade
SÃO PAULO – As ações das principais mineradoras do globo operam em alta nesta segunda-feira (21), diante da perspectiva de que a valorização da moeda chinesa, o yuan, irá elevar expressivamente as importações do gigante asiático.
Há pouco, os papéis da BHP Billiton registravam alta 5%, enquanto as ações da Rio Tinto e da Xstrata subiam 5,26% e 4,77%, respectivamente nesta manhã. Em linha, os papéis da Anglo American também avançavam 3,88%, acompanhados pela alta de 4,46% das ações da Freeport, no pre-market de Nova York.
Impacto chinês
Após pressões norte-americanas e inúmeras críticas a sua política cambial, a China deu sinais de que pretende apreciar sua moeda. No último sábado (19), o banco central da China anunciou o fim da política cambial que atrelava o yuan ao dólar, em um patamar considerado artificialmente desvalorizado da divisa chinesa.
Continua depois da publicidade
A expectativa do mercado é que a apreciação do yuan restaure o equilíbrio no comércio externo, bem como nos fluxos financeiros internacionais, além de aumentar as importações na China, maior consumidora de minério de ferro do mundo.