Publicidade
A Yduqs (YDUQ3), controladora da Faculdade Estácio, dispara quase 5% no Ibovespa nesta segunda-feira (9), consolidando-se entre as maiores altas, após anunciar a aquisição do campus São Luís, da Sociedade Educacional Fortaleza (Edufor). Atualmente, a Edufor conta com 118 vagas de medicina. Com a compra, a Yduqs passa a operar 2.044 vagas em cursos de medicina em 18 localidades diferentes por meio do Instituto de Educação Médica.
A aquisição foi avaliada positivamente pelo Itaú BBA, que destaca a importância estratégica do negócio no fortalecimento da atuação da empresa no segmento de cursos de medicina. A transação envolveu um valor total de R$ 145 milhões, sendo metade paga à vista e a outra metade a ser quitada em cinco parcelas anuais, ajustadas pelo IPCA.
Além disso, o acordo inclui uma cláusula de earn-out, que pode adicionar até R$ 1 milhão por nova vaga médica autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) até 2027.
Os analistas do BBA dizem que enxergam a aquisição como uma oportunidade de crescimento para a Yduqs, especialmente no lucrativo setor de medicina. O relatório aponta que o valor da transação implica um múltiplo Valor da Empresa ao seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EV/Ebitda) de 2,5 vezes para 2025, considerado atrativo. A expectativa do mercado é que as 118 vagas de medicina contribuam para a receita e rentabilidade da holding nos próximos anos, à medida que amadurecem.
Fundada em 2017, a Edufor está localizada em São Luís (MA) e oferece 13 cursos presenciais de graduação. Mais de 90% de seus alunos estão matriculados em cursos das áreas de saúde e direito, segundo dados da companhia. A instituição está à frente de outro campus localizado em Salvador que não faz parte do acordo com a Yduqs.