Ações da Tesla sobem até 10% após montadora superar expectativas de vendas

Montadora entregou 443.956 veículos no segundo trimestre, melhor do que a estimativa média de Wall Street de 439.302

Bloomberg

Clientes dentro de uma loja da Tesla em Xangai, China, na segunda-feira, 29 de abril de 2024 (Qilai Shen/Bloomberg)
Clientes dentro de uma loja da Tesla em Xangai, China, na segunda-feira, 29 de abril de 2024 (Qilai Shen/Bloomberg)

Publicidade

A segunda queda consecutiva nas entregas trimestrais da Tesla não foi tão acentuada quanto os analistas previam, fazendo com que as ações da fabricante de veículos elétricos subissem até 10%.

A montadora de automóveis anunciou nesta terça-feira (2) que entregou 443.956 veículos no segundo trimestre, melhor do que a estimativa média de Wall Street de 439.302. Embora as vendas tenham caído 4,8% em relação ao ano anterior, a Tesla melhorou em termos sequenciais em relação aos 386.810 veículos entregues nos primeiros três meses do ano.

A empresa produziu 410.831 veículos durante o trimestre, 14% a menos do que no mesmo período do ano passado. A Tesla não ofereceu uma explicação para a queda nas vendas e na produção, mas fornecerá mais detalhes quando divulgar os resultados em 23 de julho.

Continua depois da publicidade

Invista no Tesouro Direto com a XP. Facilidade, segurança e liquidez. Abra sua conta! 

“Estamos encorajados pelas fortes entregas e vemos isso como um ponto positivo para o sentimento geral em relação aos veículos elétricos”, disse Ben Kallo, analista sênior de pesquisa da Robert W. Baird, em uma nota.

A Tesla teve um ano tumultuado. O CEO Elon Musk anunciou grandes reduções de pessoal em abril e pressionou internamente para reduzir a força de trabalho em até 20%. As demissões incluíram funcionários de vendas, o que pode ter contribuído para os números mais fracos de entregas. O novo modelo da Tesla, o Cybertruck, também teve dificuldades para aumentar a produção.

Continua depois da publicidade

A Tesla culpou a desaceleração do primeiro trimestre em um suposto incêndio criminoso em sua fábrica de veículos perto de Berlim, além de desvios de transporte do Mar Vermelho. Embora tenha havido menos interrupções externas nos negócios durante os últimos três meses, a empresa está enfrentando dificuldades para crescer com uma linha de veículos mais antiga.

Musk reduziu os preços em toda a linha de produtos da Tesla nos últimos anos, mas essas medidas não foram suficientes para manter o impulso. A montadora com sede em Austin entregou 422.405 de seus veículos mais vendidos, o Model 3 e o Model Y, no segundo trimestre, abaixo dos 446.915 do ano anterior.

A empresa ainda não divulgou as vendas do Cybertruck, a picape que começou a ser entregue no final do ano passado. Duas campanhas de recall em junho sugeriram que a Tesla entregou mais de 11 mil caminhonetes aos clientes. Durante a reunião anual de acionistas da empresa no mês passado, Musk disse que a montadora havia produzido 1.300 unidades do Cybertruck em uma semana, embora não tenha especificado quando ou se a Tesla manteria esse ritmo.

Continua depois da publicidade

Em uma nota, Jessica Caldwell, chefe de insights da empresa de pesquisa automotiva Edmunds.com, disse que a queda nas entregas não foi uma grande surpresa e que “os tempos estão difíceis” para a Tesla, já que a montadora tenta atrair compradores para sua estreita linha de produtos em um mercado de veículos elétrico mais lento.

“Vimos a montadora esgotar suas estratégias, reduzindo preços e aumentando incentivos para estimular a demanda, sem muito sucesso no mercado dos EUA”, disse Caldwell, acrescentando que a linha de produtos limitada da empresa e o preço do Cybertruck também dificultam a persuasão dos compradores a escolher seus produtos.

A Tesla divulgou um recorde em seu negócio de armazenamento de energia pelo segundo trimestre consecutivo. A empresa disse que implantou cerca de 9.400 megawatt-horas durante os últimos três meses, em comparação com 4.053 megawatt-horas no primeiro trimestre. Isso significa que, apenas no primeiro semestre deste ano, a empresa quase superou as implantações de seus produtos de armazenamento de energia durante todo o ano de 2023.

Continua depois da publicidade

Embora a unidade, que implanta baterias Powerwall para residências e Megapacks para clientes comerciais, tenha fornecido uma luz no fim do túnel para a Tesla em meio a uma queda nas vendas de veículos, o desafio tem sido converter esses ganhos em receita significativa. A empresa geralmente obtém mais vendas de seu segmento de “serviços e outros” do que da geração e armazenamento de energia.

Musk disse que a Tesla lançará novos modelos mais acessíveis no início do próximo ano, embora a empresa tenha fornecido poucos detalhes além de dizer que eles serão produzidos nas mesmas linhas de fabricação de sua linha atual. O CEO também priorizou a construção de um robôáxi totalmente autônomo e planeja realizar um evento para apresentar o veículo em 8 de agosto.

© 2024 Bloomberg L.P.

Tópicos relacionados