Ações da Eletromidia (ELMD3) saltam 17% após Globo fazer acordo para comprar participação na companhia

XP destacou achar o anúncio muito positivo, pois a entrada do maior grupo de mídia brasileiro valida a tese e potencial do segmento de mídia "OOH"

Equipe InfoMoney

Eletromidia (Foto: divulgação)
Eletromidia (Foto: divulgação)

Publicidade

As ações da Eletromidia (ELMD3) tiveram disparada na sessão desta segunda-feira (6), operando em boa parte do dia com alta superior a 10% e encerrando o pregão com avanço de 16,95%, a R$ 13,80.

O movimento ocorre após a companhia divulgar nesta manhã, em fato relevante, que o grupo Globo acertou acordo para comprar uma participação na companhia de veiculação de mídia por meio de painéis eletrônicos.

O acordo envolve a venda pelo fundo Vesuvius LBO, que tem 55,32% da Eletromidia segundo dados da B3, e pelo acionista Alexandre Guerrero Martins, de 12 milhões de ações, representativas de 8,57% do capital da companhia. O valor da transação não foi informado.

Continua depois da publicidade

O negócio inclui como condição a “aquisição pelo comprador de, no mínimo, 8.997.563 ações da companhia por meio de operações em bolsa de valores” até 30 dias depois da assinatura do contrato e da aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O acordo também prevê estabelecimento de um novo termo de acionistas em que o grupo Globo poderá indicar um membro para o conselho de administração, “enquanto detiver uma participação mínima na companhia de 15% a 18% de seu capital social e direitos de proteção de minoritário”.

A XP destacou em nota achar o anúncio muito positivo, pois a entrada do maior grupo de mídia brasileiro valida a tese de investimento e potencial do segmento de mídia “OOH” (Out of Home), podendo alavancar inclusive novos negócios.

Continua depois da publicidade

“Também não descartamos a entrada da Globo no bloco de controle a médio prazo. Apesar da venda do controlador e do Guerrero, cabe destacar que a participação vendida pelo CEO representa cerca de 20% de sua participação acionária. HIG também continuará com participação relevante na companhia”, aponta.

O Itaú BBA também apontou a notícia como bastante positiva, pois acredita que abre espaço para um crescimento maior, bem como para sua eventual aquisição integral pela Globo no futuro.

“Quando iniciamos a cobertura da Eletromidia, baseamos nossa tese de investimento na empresa em três hipóteses. A segunda delas era que a Eletromidia era a Globo em seus primeiros dias. Acreditamos que a notícia de hoje aumenta a probabilidade de validação dessa hipótese, que é muito positiva”, apontam os analistas.

Continua depois da publicidade

Sob essa hipótese, estimam um potencial para a empresa valer aproximadamente R$ 6,5 bilhões a preços atuais, 4 vezes o valor de mercado atual da companhia. “Reiteramos a ELMD3 como nossa co-top pick em nossa cobertura na América Latina com uma classificação de desempenho superior (outperform, equivalente à compra).

(com Reuters)