Ações da China caem por preocupação econômica e empréstimos do BC a taxas mais baixas

As ações asiáticas foram pressionadas nesta quinta-feira, já que uma queda nas ações globais de tecnologia fez com que os investidores fugissem para ativos menos arriscados, incluindo títulos de curto prazo, o iene e o franco suíço

Reuters

Publicidade

XANGAI (Reuters) – As ações da China caíram nesta quinta-feira, acompanhando a fraqueza dos mercados globais, com os investidores preocupados com os problemas econômicos do país depois que o banco central realizou uma operação de empréstimo com taxas mais baixas.
O índice de Xangai fechou no nível mais baixo desde 19 de fevereiro, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, terminou em uma mínima de três meses.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

As ações asiáticas foram pressionadas nesta quinta-feira, já que uma queda nas ações globais de tecnologia fez com que os investidores fugissem para ativos menos arriscados, incluindo títulos de curto prazo, o iene e o franco suíço.
O banco central da China surpreendeu os mercados pela segunda vez nesta semana ao realizar uma operação de empréstimo não programada nesta quinta-feira com taxas acentuadamente mais baixas, sugerindo que as autoridades estão tentando fornecer um estímulo monetário mais pesado para sustentar a economia.
A operação de empréstimo de médio prazo ocorre depois que o banco central cortou várias taxas de empréstimo de referência na segunda-feira.
Os mercados acionários da China reagiram negativamente às notícias, considerando que a urgência repentina dos empréstimos significa que as pressões deflacionárias e a fraqueza da demanda do consumidor são mais graves do que o que está precificado nos ativos. A China divulgou dados do PIB mais fracos do que o esperado neste mês.
No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,52%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,55%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,67%.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 3,28%, a 37.869 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,67%, a 17.021 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,52%, a 2.886 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,55%, a 3.399 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,74%, a 2.710 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 2,76%, a 22.871 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,88%, a 3.430 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,29%, a 7.861 pontos.