Ações da Ambipar (AMBP3) saltam 17% após novas projeções: o que animou tanto mercado?

Companhia antecipou sua meta de alavancagem de 2,5 vezes Dívida Líquida/EBITDA para junho do próximo ano ante dezembro de 2026

Felipe Moreira

Publicidade

As ações da Ambipar (AMBP3) fecharam com forte alta a sessão desta segunda-feira (3) após a prestadora de serviços ambientais divulgar novas projeções financeiras. As ações da empresa subiram 17,22%, cotadas a R$ 9,46.

A Ambipar divulgou hoje fato relevante antecipando sua meta de alavancagem de 2,5 vezes Dívida Líquida/Ebitda para junho do próximo ano ante dezembro de 2026.

Além disso, a empresa se comprometeu a aumentar em 10% sua receita líquida até o final de 2024 e pelo menos um aumento de 10% nas margens Ebitda até junho de 2025 (ou 3 p.p). A Ambipar ainda anunciou um programa de recompra de ações que visa comprar 20,8 milhões de ações até 25 de novembro.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

O Itaú BBA comenta que o ritmo acelerado de crescimento inorgânico da Ambipar nos últimos anos impactou as margens, a alavancagem e a geração de caixa da empresa. No entanto, o banco elogia a empresa pelas suas iniciativas contínuas para reduzir a alavancagem e concentrar-se na melhoria das suas margens comerciais atuais.

Nesse sentido, o BBA acredita que os investidores estão ansiosos para ver melhorias nas margens da Ambipar, bem como uma implementação bem sucedida do seu plano de gestão de passivos.

Continua depois da publicidade

Embora reconheçam que as ações parecem subvalorizadas, o BBA mantém classificação market perform (desempenho igual a média do mercado, equivalente à neutro), com base na probabilidade de um ambiente macroeconômico desafiador no futuro, potencialmente suavizando o desempenho da empresa no curto prazo e aumentando as despesas financeiras, bem como o fato de outras empresas do setor de Serviços Ambientais e Utilities negociadas com avaliações atraentes.

A XP Investimentos também avalia a atualização do guidance de alavancagem e os novos compromissos de aumento de margens como positivos, pois diminuem as chances de um potencial follow-on, que é a principal preocupação dos investidores.

Além disso, as “novas metas da companhia são restritivas, bem como um compromisso com a geração de caixa e a diligência na alocação de capital”, destaca a corretora.