Ação do McDonald’s cai após agência dos EUA ligar surto de E. coli a Quarteirão

O surto resultou em 10 internações e uma morte, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças

Equipe InfoMoney

O Quarter Pounder, a versão americana do Quarteirão com Queijo (Divulgação/McDonald's)
O Quarter Pounder, a versão americana do Quarteirão com Queijo (Divulgação/McDonald's)

Publicidade

As ações do McDonald’s caíram nas negociações do after market nesta terça-feira (22), depois que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), uma agência do governo americano, informar que um surto de E. coli ligado aos hambúrgueres Quarter Pounders, a versão americana do Quarteirão com Queijo brasileiro, resultou em 10 internações e uma morte nos EUA.

A agência informou que 49 casos foram registrados em 10 estados entre 27 de setembro e 11 de outubro, com a maioria das doenças ocorrendo em Colorado e Nebraska. A maioria das pessoas doentes relatou ter comido um Quarteirão com Queijo do McDonald’s, disse o CDC.

Um dos pacientes desenvolveu síndrome hemolítica urêmica, uma condição grave que pode causar falência renal. Um adulto mais velho no Colorado morreu. O CDC afirmou que o número de pessoas afetadas pelo surto é “provavelmente muito maior” do que o que foi reportado até agora.

Continua depois da publicidade

A agência disse que isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam de uma infecção por E. coli sem serem testadas ou receberem cuidados médicos. Também costuma levar de três a quatro semanas para determinar se um paciente doente faz parte de um surto, disse o CDC.

Investigadores da agência investigam qual ingrediente pode estar contaminado. A agência informou que informações preliminares da Food and Drug Administration (FDA, na sigla em inglês) mostram que as cebolas podem ser uma origem possível do surto.

O E. coli é um grupo de bactérias encontradas no intestino de quase todas as pessoas e animais. Algumas cepas da bactéria podem causar doenças de leves a graves se uma pessoa consumir alimentos ou água contaminada. Os sintomas incluem cólica, diarreia e vômitos, e começam de três a quatro dias após a ingestão da bactéria. A maioria das pessoas se recupera sem tratamento após cinco a sete dias.