Ação da Volkswagen cai com preocupação sobre custo e implicações do acordo com Rivian

O grupo alemão disse na terça-feira que investirá até 5 bilhões de dólares na fabricante de veículos elétricos (EV, na sigla em inglês) como parte de um empreendimento para compartilhar plataformas e software de EVs

Reuters

Volkswagen ID.5 na França (REUTERS/Stephane Mahe/Arquivo)
Volkswagen ID.5 na França (REUTERS/Stephane Mahe/Arquivo)

Publicidade

BERLIM (Reuters) – As ações da Volkswagen recuavam nesta quarta-feira, em meio à preocupação de investidores com o custo e incertezas de uma joint venture com a norte-americana Rivian que busca reforçar a posição do maior fabricante de automóveis da Europa no setor dos veículos elétricos.

O grupo alemão disse na terça-feira que investirá até 5 bilhões de dólares na fabricante de veículos elétricos (EV, na sigla em inglês) como parte de um empreendimento para compartilhar plataformas e software de EVs.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP

Continua depois da publicidade

A parceria é a mais recente mudança da Volkswagen de uma estratégia de iniciativa individual para trazer experiência através de parcerias em áreas-chave para a eletrificação, desde baterias a plataformas EVs e software.

Mas isso aumenta as questões sobre o futuro da subsidiária de software da Volkswagen, Cariad, que tem lutado com anos de atrasos e perdas.

“O Cariad deveria e irá desaparecer. A realidade é que ela se tornará irrelevante e morrerá de morte natural”, disse Philippe Houchois, analista da Jefferies, acrescentando que nenhuma outra montadora tradicional conseguiu construir uma oferta de software competitiva sozinha.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, Houchois saudou a mudança de estratégia sinalizada pelo acordo. “A velha VW teria continuado investindo dinheiro no problema – a nova VW com (presidente-executivo Oliver) Blume é mais pragmática e humilde, procurando ajuda em outro lugar.”

A responsabilidade e os recursos para o desenvolvimento de um sistema operacional unificado para veículos em todo o Grupo Volkswagen – apelidado de arquitetura de software ‘2.0’ ou ‘veículo definido por software’ – serão centralizados na joint venture, trazendo a experiência da Cariad.

A Cariad também continuará desenvolvendo seus próprios projetos, incluindo software para direção automatizada, disse um porta-voz da Volkswagen.

Continua depois da publicidade

O presidente-executivo da Cariad, Peter Bosch, disse em um post no LinkedIn na terça-feira que o empreendimento envolvendo a Rivian vai acelerar os esforços de desenvolvimento de software da Volkswagen e reduzirá custos.

A parceria reflete aspectos de um acordo firmado entre a Volkswagen e a startup chinesa de veículos elétricos Xpeng em julho do ano passado para colaborar em software e uma plataforma de veículos elétricos específica para a China, embora, ao contrário da parceria Xpeng, Rivian e Volkswagen não desenvolverão modelos conjuntos.

Embora o software desenvolvido com a Xpeng se destine apenas ao uso na China, o software desenvolvido com a Rivian poderia tecnicamente ser usado em qualquer lugar, disse o porta-voz, acrescentando que os detalhes ainda não foram decididos.

Continua depois da publicidade

As ações da Volkswagen caíram mais da metade nos últimos três anos, atingidas por preocupações de que o grupo possa ter dificuldades para competir com os ágeis rivais de veículos elétricos nos Estados Unidos e na Ásia.

As ações da Volkswagen caíam 2,5%, nesta manhã.

Alguns analistas levantaram preocupações sobre a dimensão do investimento. “Embora a transação possa fazer sentido estrategicamente… acreditamos que os investidores prefeririam que a VW vendesse ativos, e não os comprasse”, disse a Stifel Research.

Continua depois da publicidade

Roger Atkins, da consultoria Electric Vehicles Outlook Ltd, também questionou se Volkswagen e Rivian eram compatíveis.

“Há a questão cultural – tentar combinar a abordagem de software ágil e verticalmente integrada e flexível da Rivian com a abordagem mais tradicional da Volkswagen de trabalhar com vários fornecedores e gerenciamento intermediário é como enfiar uma estaca quadrada em um buraco redondo”, disse ele.