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SÃO PAULO – Segundo a pesquisa Media Trends 2017, realizada pela RockContent, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais, sendo a intenção da maior parte delas divulgar suas marcas (77,4%), seguida por engajar sua audiência (63,2%). Tudo isso significa uma coisa: quem não se destaca, não sucede.
Para o guru do marketing digital e empreendedor Neil Patel – famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM -, é fundamental entender a dinâmica dos clientes e seguidores para conseguir bons resultados em marketing digital. Um erro comum, por exemplo, é exagerar no número de mensagens.
Confira uma lista com 5 erros fatais listados pelo especialista:
1. Não conhecer o cliente
“É preciso conhecer seus clientes, segmentá-los e entender se essas pessoas são ou não são os clientes certos para sua empresa ou marca. Coletar dados como padrões comportamentais, motivações, objetivos, renda e área ocupacional são muito importantes”, diz o especialista. Com todos esses dados, é comum criar uma “persona” padrão para pensar as estratégias de marketing da empresa.
2. Não pesquisar o suficiente
Com as características do seu consumidor em mãos, saiba exatamente quais os canais onde ele se encontra. “É fundamental completar as informações sobre a persona com pesquisas de mercado que mostrem que sua mensagem e o canal que utilizará são adequados”, diz.
3. Utilizar métricas erradas ou irreais
Há muitos indicadores para o marketing digital: aumentar o reconhecimento da marca; elevar as vendas; conversões aprimoradas; maior engajamento do cliente. Mas cada métrica deve estar alinhada ao objetivo, para que não haja erro nos dados. “A escolha inadequada da métrica pode criar percepções confusas e irreais. O melhor a fazer é pesquisar qual é a mais apropriada e utilizá-la em campanhas individuais”, afirma.
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4. Errar na mensagem
“Quanto maior o público para o qual será transmitido um conceito ou uma ideia, mais elaborada deve ser a mensagem”, destaca o guru, que explica que uma mensagem mal interpretada pode gerar erros catastróficos para uma marca. “É difícil se recuperar de uma mensagem errada, especialmente quando você irrita o seu público.”
5. Errar no “timing”
“Um conteúdo eficaz, divulgado no tempo certo, pode resolver os principais pontos que você tem a melhorar em suas métricas. Para isso, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, que indicam os melhores horários para enviar e-mails, tweets ou fazer posts no Facebook”, diz Patel. Mensagens no momento errado são perdidas.
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