3Tentos (TTEN3) cria joint venture com Caramuru para desenvolver estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte

A 3Tentos (TTEN3) celebrou acordo visando a constituição de uma Joint Venture (JV) com a Caramuru Alimentos, com participação igualitária, que tem por objetivo desenvolver a estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país. A parceria foi firmada por meio de sua controlada Tentos Participações Ltda.Segundo comunicado, uma vez constituída, a sede da […]

Felipe Moreira

Soja em grãos (Reuters/José Roberto Gomes)
Soja em grãos (Reuters/José Roberto Gomes)

Publicidade

A 3Tentos (TTEN3) celebrou acordo visando a constituição de uma Joint Venture (JV) com a Caramuru Alimentos, com participação igualitária, que tem por objetivo desenvolver a estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país. A parceria foi firmada por meio de sua controlada Tentos Participações Ltda.

Segundo comunicado, uma vez constituída, a sede da JV será na cidade de Itaituba no Pará, distrito de Miritituba, em área com estruturas para armazenagem de grãos e farelos, além de transbordo para carregamento de barcaças fluviais.

Inicialmente, os investimentos estimados são de aproximadamente R$ 400 milhões até 2028, divididos igualmente entre as partes.

“Esta operação, uma vez consumada, terá capacidade inicial de movimentação em torno de 2,0 milhões de toneladas de grãos e farelos ao ano, chegando a 5,0 milhões de toneladas a partir de 2028”, diz o documento.

A preferência desta operação, com início previsto em 2026, será da 3tentos e da Caramuru conforme planejamento anual acordado entre as partes.

Por fim, a 3Tentos afirma que a operação entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes e aprovação pelas autoridades concorrenciais (CADE).

Continua depois da publicidade

“Vemos este anúncio como positivo para a 3Tentos, já que a JV deverá apoiar a expansão da empresa em Mato Grosso, o maior estado produtor de grãos do Brasil, e poderá reduzir potencialmente as despesas com frete nos próximos anos”, aponta o Bradesco BBI, que mantém recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) e preço-alvo de R$ 18,00 por ação.