Publicidade
Capacidade de geração de retorno sob o capital investido (ROIC, na sigla em inglês) acima do custo médio ponderado de capital (WACC, na sigla em inglês) e estabilidade da participação de mercado foram os critérios do Itaú BBA para escolha de 10 empresas com vantagem competitiva, valuation ou momento de lucratividade atrativos.
O banco considerou, de 36 companhias avaliadas e que atendem os critérios, quais os 10 nomes que melhor representavam o chamado “fosso econômico” ou “vantagem competitiva duradoura” (economic moat, em inglês). O conceito, muito utilizado por Warren Buffett, considera a vantagem competitiva de uma empresa sobre outras do mesmo setor.
Dentre os nomes, estão Banco do Brasil (BBSA3), BTG Pactual (BPAC11), Vivara (VIVA3), Totvs (TOTS3), Equatorial (EQTL3), GPS (GGPS3), Nubank (ROXO34), Mercado Livre (MELI34), Direcional (DIRR3) e Localiza (RENT3). As empresas selecionadas apresentaram spread médio de retorno de 7 pontos percentuais sobre o capital no ano de 2023. Na análise sobre o ROIC marginal do ano passado e de boas tendências para este ano, o destaque foi o Nubank para os analistas.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Dentre as companhias com maior spread médio de ROIC para os próximos três anos estão Mercado Livre, Totvs e o Nubank e, juntamente com a Direcional, demonstram a melhor tendência de 2 anos. A varejista e o banco, assim como a Localiza, apresentam maior desconto em relação ao preço sobre lucro médio de 12 meses.
O Nubank também se junta ao BTG e à Direcional como melhor revisão de lucro por ação (EPS, na sigla em inglês) enquanto a construtora, a Equatorial e a Vivara se destacam também por maiores revisões de lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA, na sigla em inglês).
As ações integram o portfólio do BBA de companhias brasileiras recomendadas, com exceção do Nubank (presente no portfólio de preferidas da América Latina) e o Mercado Livre.
Continua depois da publicidade
“Ao analisar a divisão por setores, podemos destacar vários nomes no setor de Consumo & Varejo, a maioria deles exposta a consumidores de maior renda (Vivara, Track & Field, Soma e Arezzo), seis nomes no setor financeiro (Banco do Brasil, BTG, B3, BBSeg, Caixa Seg e BR Partners) e quatro nomes no setor de serviços públicos”, considera o banco.