O Elite InfoMoney 2024 elenca as empresas brasileiras de capital aberto – com ações negociadas no Brasil e nos Estados Unidos – que mais crescem. Trata-se de um raio-x técnico aprofundado sobre o desempenho das empresas, partindo de um conjunto de indicadores financeiros e de marca que mensuram a performance e a consistência dos seus resultados.
A análise horizontal dos resultados das empresas foi realizada pela Elos Ayta Consultoria. Foram utilizados dados financeiros – referentes aos exercícios de 2021, 2022 e 2023 – coletados na plataforma Economatica, e informações cedidas pela TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor, referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024.
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Elite Infomoney 2024
Especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte, o banco tem habilitação para operar carteiras comerciais, de investimentos e financeiras – além de ofertar crédito imobiliário, e atuar nos segmentos de câmbio e de comercialização de energia. Com receita de R$ 5,6 bilhões em 2023, a cotação das suas ações (ABCB4) superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Empresa global fundada há 115 anos no Brasil, onde mantém sua sede. Entre as marcas que compõem seu portfólio, destacam-se Havaianas, Dupé e Osklen. Também é detentora da Mizuno no Brasil. Com receita de R$ 3,7 bilhões em 2023, a Havaianas figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A holding, criada em 2007, possui a concessão de 35 sistemas de transmissão de energia em Brasil, Peru, Colômbia e Chile. No segmento de geração, a empresa detém a concessão ou autorização para promover 16 projetos, com um total 798,5 MW de capacidade instalada. Com receita de R$ 3,3 bilhões em 2023, a cotação das suas ações (ALUP11) superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Maior cervejaria da América Latina em volume de vendas, a Ambev tem presença em 17 países, além do Brasil, e detém duas das 10 marcas mais consumidas do mundo: Skol e Brahma.
A empresa apresentou R$ 79,7 bilhões de receita em 2023. Suas marcas Brahma, Skol e Antarctica figuram – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A empresa apresentou R$ 79,7 bilhões de receita em 2023. Suas marcas Brahma, Skol e Antarctica figuram – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Pioneira em soluções ambientais, a Ambipar atua em diversos segmentos com o objetivo de gerenciar crises e realizar atendimentos de emergência em acidentes que envolvem produtos químicos e poluentes. Hoje, atua em mais de 40 países. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 4,8 bilhões em 2023, e seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Como um dos maiores grupos de moda da América Latina, a companhia reúne 34 marcas, como Arezzo, Animale, Farm e Vans . Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 4,8 bilhões em 2023. A Arezzo e a Hering figuram – em 2021, 2022 e 2023 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor. A Farm também faz parte da lista nas edições de 2022 e 2024.
Como uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo, a B3 atua no ambientes de bolsa e de balcão e abriga o Ibovespa, principal índice acionário do Brasil. Com receita de R$ 9,9 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Antigo PanAmericano, hoje o PAN é um banco digital focado na concessão de crédito por meio de serviços como empréstimos e cartões. A instituição é controlada pelo BTG Pactual, que possui 74,5% das ações. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 15,5 bilhões em 2023. O banco esteve presente, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundado no Rio Grande do Sul, em 1928, atua especialmente no varejo – e na sua região – por meio de operações de crédito, seguros, pagamentos, consórcios, previdência, entre outros. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 15,7 bilhões em 2023. O seu indicador de dividendos x patrimônio líquido apresentou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundado em 1946, o Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do país. Atualmente, o banco conta com 72,9 milhões de clientes e 38,6 milhões de correntistas. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 196,7 bilhões em 2023. O banco esteve presente, em 2022, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundado em 1808, foi a primeira instituição bancária do país. Como um dos dos quatro maiores bancos brasileiros de capital aberto, a instituição também destaca-se entre os maiores bancos da América Latina e Caribe, com mais de R$ 2,3 trilhão em ativos. Com receita de R$ 269,2 bilhões em 2023, o Banco do Brasil mostrou avanços no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) nos três anos analisados.
Empresa global com unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México. É a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Com receita de R$ 70,5 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021 e 2022 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Com 90 anos de existência, é uma das maiores companhias de alimentos do mundo ao operar em 120 países. Entre as mais de 30 marcas de seu portfólio destacam-se Sadia, marca mais valiosa de alimentos do Brasil, Perdigão e Qualy. A companhia apresentou receita de R$ 53,6 bilhões em 2023. A Sadia figurou – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor, que inclui também a Perdigão em 2022 e 2024.
Com atuação em diferentes segmentos, como banco de investimentos, oferta de crédito para empresas e gestão patrimônio, o BTG mantém escritórios no Brasil e na América Latina. O banco apresentou receita de R$ 72,7 bilhões em 2023, e suas ações (BPAC11) superaram o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023. O BTG esteve presente – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Desde 1975, o grupo francês Carrefour está presente no Brasil. Hoje, a companhia é uma das maiores varejistas do País, com portfólio que reúne marcas como Atacadão, Carrefour e Sam ‘s Club. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 109,8 bilhões em 2023. Sua marca ‘Atacadão’ esteve presente – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1952 pelo polonês Samuel Klein, é uma das maiores redes varejistas do país. A primeira loja foi aberta em 1957, e a matriz fica em São Caetano do Sul (SP). Com receita de R$ 28,8 bilhões em 2023, a Casas Bahia figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor. Ponto Frio faz parte da lista na edição de 2023.
O Grupo CCR atua em administração de mobilidade urbana e aeroportos por meio de concessões que autorizam operações em 13 estados brasileiros. Com 39 ativos, a companhia possui 20 terminais de aeroportos no Brasil e na América Latina. Sua receita somou R$ 18,9 bilhões em 2023, enquanto o indicador de dividendos x patrimônio líquido apresentou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1841 pelos irmãos holandeses Clemens e August, a empresa chegou no Brasil em 1976 com a inauguração da primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Hoje, com mais de 330 lojas e operação de e-commerce, é uma das maiores varejistas do país. A companhia apresentou avanço na receita nos três anos analisados; o montante somou R$ 6,7 bilhões em 2023.
Fundada em 1952, a Cemig tem ativos e negócios espalhados por 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. A companhia distribui energia para 96% de Minas Gerais, seu estado natal, onde também é distribuidora exclusiva de gás natural canalizado. Com receita de R$ 36,8 bilhões em 2023, a empresa apresentou avanço na margem líquida nos três anos analisados. A cotação dos seus papéis (CMIG4) superou o desempenho do Ibovespa em 2021 e 2022.
Fundada em Belo Horizonte em 1966, a Cogna é líder no segmento de educação no país e detém o controle de diversas marcas – como as editoras Scipione e Ática, e os grupos Kroton e Anhanguera. Com avanço na margem líquida e na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 5,8 bilhões em 2023. A Anhanguera figura – em 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1963, tornou-se Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em 1974. Com sede em Belo Horizonte, é uma das maiores empresas de saneamento do Brasil. A empresa apresentou avanço na margem líquida e no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) nos três anos analisados, e sua receita somou R$ 7,4 bilhões em 2023. A cotação das suas ações (CSMG3), por sua vez, superou o desempenho do Ibovespa em 2022 e 2023.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) gera, transmite, distribui e comercializa energia elétrica para todo estado do Paraná e região. Com capital aberto no Brasil desde 1994, foi a primeira empresa do setor elétrico nacional a ser listada na Bolsa de Nova York, em 1997. A empresa apresentou receita de R$ 21,4 bilhões em 2023, e a cotação das suas ações (CPLE6) superou o Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Com origem no setor sucroenergético na década de 1930, a Cosan se transformou e, atualmente, investe nos setores de energia, óleo e gás, mineração e no agronegócio. É dona da Raízen, e tem participação na Vale. Com receita de R$ 39,4 bilhões em 2023, o seu indicador de dividendos x patrimônio líquido avançou em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
A CPFL Energia é a maior distribuidora do Brasil em volume vendido, com 13% de participação no mercado nacional, tendo a companhia chinesa State Grid como controladora. Por meio da CPFL Soluções, o grupo fornece produtos e serviços para gestão e comercialização de energia. Com receita de R$ 39,7 bilhões em 2023, a companhia cravou avanço na margem líquida nos em 2021, 2022 e 2023, período no qual a cotação das suas ações (CPFE3) superou o desempenho do Ibovespa.
Fundada na década de 1960, a incorporadora cresceu principalmente por meio de fusões e aquisições e, em 2005, foi a primeira empresa do setor imobiliário a abrir capital no Brasil. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 6,2 bilhões em 2023. O seu indicador de dividendos x patrimônio líquido também apresentou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Dexco (ex-Duratex) é a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, e é líder de mercado na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul. É dona das marcas Deca e Hydra. Com receita de R$ 7,3 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Controlada pelo grupo global ASTM, é a maior operadora de rodovias do Brasil em extensão, com 11 concessões em cinco regiões do país, que somam 4,7 mil quilômetros de estradas. A Ecorodovias também administra o terminal portuário Ecoporto, na cidade de Santos (SP). Sua receita avançou nos três anos analisados, e somou R$ 8,8 bilhões em 2023.
A companhia, que atua em geração e transmissão de energia elétrica, reúne 100 usinas em operação e promove tem 73,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa 37% do Sistema Interligado Nacional. Com receita de R$ 37,1 bilhões em 2023, o seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Criada em 1969 com apoio do governo, hoje é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder absoluta no segmento de aeronaves com até 130 assentos. Para atender aos pedidos globais, a companhia mantém unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços nas Américas, na África, na Ásia e na Europa. Sua receita foi de R$ 26,1 bilhões em 2023.
Fundada em 1905, a empresa atua em distribuição, transmissão e comercialização de energia. A Energisa conta, hoje, com nove concessões de distribuição de energia, 13 de transmissão, uma de distribuição de gás natural e sete empresas de serviços agregados. Com receita de R$ 28,5 bilhões em 2023, o seu indicador de dividendos x patrimônio líquido avançou em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Uma das maiores operadoras integradas de energia do país, a companhia atua na exploração, produção e fornecimento de gás natural a partir da operação de 12 campos de exploração – localizados nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Trata-se da maior área sob concessão exploratória onshore no Brasil, com mais de 54,9 mil km². Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 10,09 bilhões em 2023.
Como empresa líder em energia renovável do país, a Engie atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica. Sua capacidade instalada própria é de cerca de 10 GW, produzida em 82 usinas a partir de fontes renováveis. Com avanço na margem líquida e no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) nos três anos analisados, sua receita somou R$ 10,7 bilhões em 2023, e a cotação das ações (EGIE3) superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Como a terceira maior empresa em número de clientes no setor de distribuição de energia elétrica do Brasil – com mais de 14 milhões de consumidores – o grupo opera 7 concessionários nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 40,9 bilhões em 2023. A cotação das suas ações também superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Como referência em medicina diagnóstica no país, o Grupo Fleury tem sede em São Paulo, e está presente em outros 14 estados e no Distrito Federal, somando mais de 500 unidades de atendimento. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 6,4 bilhões em 2023. A sua marca esteve presente, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1901, em Porto Alegre (RS), é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Com receita de R$ 68,9 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1901, em Porto Alegre (RS), é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Com receita de R$ 68,9 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1986 em Balsas (MA), é uma das maiores varejistas do país, com 283 lojas em 93 cidades – todas localizadas em estados do Norte e Nordeste. Dona das marcas Mix Mateus, Mateus Supermercados e Hiper Mateus, a companhia apresentou avanço na receita nos três anos analisados; o montante somou R$ 26,7 bilhões em 2023.
Holding de cosméticos e perfumes que controla as marcas Natura e Avon. O grupo reúne 900 lojas e franquias e 22 mil colaboradores. Com receita de R$ 26,7 bilhões em 2023, a Natura figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
O Grupo SBF é um ecossistema do esporte formado por três unidades de negócios: Centauro, FISIA e SBF Ventures. A companhia está presente em 25 estados do Brasil e no Distrito Federal e soma 250 lojas físicas. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 6,9 bilhões em 2023. A Centauro figura, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A Hapvida NotreDame Intermédica é a maior operadora de saúde do Brasil, com mais de 16 milhões de beneficiários e saúde e odontologia. Há 77 anos no mercado, a companhia administra 87 hospitais e 293 centros de diagnóstico. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 27,7 bilhões em 2023.
Fundada em 2001 como Hypermarcas, a empresa migrou do segmento de higiene pessoal para a indústria farmacêutica. Hoje, seu portfólio agrupa medicamentos, skincare e itens voltados para clínicas e hospitais. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 7,9 bilhões em 2023. A Neo Química figura – em 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor. A relação também inclui Coristina, Benegrip e Neosaldina na edição de 2023.
Empresa global líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Possui 33 unidades fabris, localizadas em 14 países. Com receita de R$ 14,9 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Especializada em resseguro, a IRB Brasil RE assume o compromisso de indenizar outras seguradoras por prejuízos que possam ocorrer. A companhia atua na América Latina e está presente na Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América do Norte. Com receita de R$ 5,7 bilhões em 2023, seu ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido – avançou nos três anos analisados.
A ISA ENERGIA BRASIL atua em 18 estados do Brasil e, ao reunir cerca de 23 mil quilômetros de linhas, é responsável por cerca de 30% da energia transmitida pelo Sistema Interligado Nacional. Com receita de R$ 6,2 bilhões em 2023, o seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
A holding de investimento atua desde 1966, quando surgiu como Banco Federal Itaú de Investimentos; em 1991, o nome Itaúsa foi adotado. O seu portfólio atual reúne 7 empresas: Itaú-Unibanco, Alpargatas, Dexco, CCR, Aegea, Copa Energia e NTS. Com receita de R$ 7,3 bilhões em 2023, a cotação das suas ações (ITSA4) superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Ao ocupar a posição de maior banco do Brasil em ativos, a instituição fundada em 1924 reúne cerca de 70 milhões de clientes, 96 mil colaboradores e mais de 3 mil agências. O seu retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) avançou nos três anos analisados, assim como
receita, que somou R$ 279,5 bilhões em 2023. O Itaú Unibanco figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
receita, que somou R$ 279,5 bilhões em 2023. O Itaú Unibanco figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Multinacional de origem brasileira, é uma das líderes globais da indústria de alimentos com presença em 20 países. É dona das marcas Swift, Seara, Massa Leve, Doriana – entre outras. Com receita de R$ 363,8 bilhões em 2023, suas marcas Seara e Friboi figuram – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Uma das maiores produtoras – e exportadora – de papéis para embalagens do País, reúne 23 unidades industriais, sendo 22 unidades no Brasil e uma na Argentina. Com receita de R$18,02 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
A empresa atua em três frentes: aluguel de carros, gestão de frotas e venda de carros usados. Presente seis países da América do Sul, incluindo o Brasil, a Localiza tem mais de 631 mil carros na frota, 922 pontos físicos e 21 mil colaboradores. Sua receita avançou nos três anos analisados, e somou R$ 28,9 bilhões em 2023. A companhia figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1965, a Lojas Renner é um ecossistema de moda e lifestyle que reúne mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai. É dona das marcas, Camicado, Youcom – entre outras. Com receita de R$ 13,6 bilhões em 2023, a Renner figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Como líder nacional nos segmentos de massas e biscoitos, a empresa tem sede em Eusébio (CE) e reúne o portfólio marcas como Adria e Piraquê. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 10,8 bilhões em 2023. O seu indicador de dividendos x patrimônio líquido também apresentou alta em 2021, 2022 e 2023 – métrica que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada na década de 1950, em Franca, no interior de São Paulo, a empresa atua no e-commerce, com 21 centros de distribuição e reúne 1.246 lojas físicas – localizadas em 21 estados do País. Com receita de R$ 36,7 bilhões em 2023, a Magazine Luiza figura, em 2022, 2023 e 2024, ao lado da sua marca Netshoes, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1949, a companhia desenvolve soluções para mobilidade no Brasil e possui 11 unidades no exterior. É composta por áreas dedicadas à fabricação de ônibus, micro-ônibus e peças. O seu retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) avançou nos três anos analisados, assim como a receita, que somou R$ 6,6 bilhões em 2023. O indicador de dividendos x patrimônio líquido também mostrou alta em 2021, 2022 e 2023 – a métrica indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de proteína bovina do mundo, em capacidade, seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Com receita de R$132,2 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021 e 2022 – a métrica indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Dedicada à fabricação e comercialização de componentes de motores à combustão interna e filtros automotivos, a Metal Leve foi fundada na década de 1950. Com sede em Mogi Guaçu (SP), faz parte do grupo alemão Mahle. Sua receita somou R$ 4,3 bilhões em 2023, e a cotação das suas ações (LEVE3) superou o desempenho Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Dedicada a exportar carne bovina na América do Sul, a companhia atua também no segmento de industrializados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Tem operação no Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia. Com receita de R$26,8 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio cravou alta em 2021 e 2022 – a métrica indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Com atuação em locação, gestão, terceirização de frotas e venda dos carros usados nas operações, a Movida está presente em em todos os estados do Brasil, Distrito Federal e Portugal. Sua frota soma 248 mil veículos. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 10,3 bilhões em 2023. A empresa figura, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1979, em Belo Horizonte (MG), é uma das maiores construtoras e incorporadoras residenciais do Brasil e da América Latina. Focada em empreendimentos econômicos, está presente em 22 estados e no Distrito Federal. Com receita de R$7,4 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021 e 2022 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, a Neoenergia atua nos segmentos de distribuição, transmissão e geração de energia renovável e térmica. A companhia opera em 18 estados e no Distrito Federal, com presença concentrada na Região Nordeste. A empresa apresentou receita de R$ 44,3 bilhões em 2023, e seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
A Nu Holdings fornece plataforma de banco digital no Brasil, México, Colômbia, Ilhas Cayman, Alemanha, Argentina, Estados Unidos e Uruguai. É dona do Nubank, startup pioneira no segmento de serviços financeiros. Com avanço na margem líquida e na receita nos três anos analisados, o montante somou R$40,1 bilhões em 2023. O Nubank figura em – em 2022 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Com um modelo de negócios multicanal, o grupo reúne mais de 700 lojas físicas, e é um dos líderes no segmento de e-commerce alimentar no Brasil. Detém as marcas Pão de Açúcar, Extra, Qualitá Taeq – entre outras. Com receita de R$19,2 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021 e 2022 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Empresa brasileira que atua como meio de pagamento eletrônico e instituição bancária. Fornece soluções e serviços de tecnologia financeira para pequenas e médias empresas no Brasil e no exterior. Com receita de R$ 15,9 bilhões em 2023, a companhia figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Com sede no Rio de Janeiro, a Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, e se destaca pela capacidade de exploração em águas profundas e ultra profundas. A petroleira apresentou receita de R$ 511 bilhões em 2023, e a cotação das ações (PETR4) superou o desempenho do Ibovespa nos últimos três anos. A empresa figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Antiga PetroRio, a empresa mudou de nome para PRIO em 2022. É especializada na gestão de reservatórios e no redesenvolvimento de campos maduros de petróleo com tem cinco operações na Bacia de Campos. O seu retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) avançou nos três anos analisados, assim como a receita, que somou R$ 11,9 bilhões em 2023. A cotação das suas ações (PRIO3), por sua vez, superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Como a maior companhia de seguros – não vida – do Brasil, a Porto Seguro é líder nos segmentos de automóvel, residência e empresarial ao atender cerca de 13 milhões de clientes. Fundada em 1945, reúne escritórios regionais em todo o país. A empresa apresentou avanço na receita nos três anos analisados – com montante de R$ 32,3 bilhões em 2023 e figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Como resultado da fusão entre Raia e Drogasil, em 2011, a empresa tornou-se a maior rede de farmácias do país ao reunir 3 mil unidades e promover mais de 1 milhão de atendimentos diários. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 33,9 bilhões em 2023. Drogasil e Droga Raia figuram, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A Randoncorp é uma multinacional brasileira referência em soluções para a mobilidade. Com 75 anos de história, alcança presença global e liderança nos setores que atua, nos segmentos de autopeças, sistemas automotivos, semirreboques, vagões, tecnologia avançada, soluções financeiras e serviços. A corporação tem sede na cidade de Caxias do Sul (RS), conta com mais de 50 operações ao redor do mundo e alcança mais de 120 países com seus produtos. Com receita de R$ 10,8 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1977 no Rio de Janeiro como Cardiolab, a Rede D’Or tem presença em 12 estados e no Distrito Federal. A empresa reúne 70 hospitais próprios e 55 clínicas oncológicas. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 46,5 bilhões em 2023. É dona da SulAmérica, que figura – em 2022, e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Parte do Grupo Cosan, a Rumo oferece soluções de logística integrada para diferentes setores, como industrial, mineral e agronegócio. Está presente em nove estados brasileiros com mais de 13 mil quilômetros de ferrovias. A empresa cravou avanço, nos três anos analisados, na margem líquida, retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e receita, que somou R$ 10,9 bilhões em 2023. A cotação das ações (RAIL3), por sua vez, superou o desempenho do Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
Fundada em 1973, é a maior empresa de saneamento do Brasil. Fornece água, coleta e tratamento de esgotos para 375 municípios do Estado de São Paulo, e atende, diariamente, 28,7 milhões de pessoas. Com avanço no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 25,5 bilhões em 2023. A cotação das suas ações (SBSP3), por sua vez, superou o desempenho Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é responsável pelos serviços de saneamento em 344 cidades paranaenses e uma de Santa Catarina (Porto União), além de 297 localidades de menor porte. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 6,2 bilhões em 2023. O indicador de dividendos x patrimônio líquido, por sua vez, cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundado na Espanha, o Santander está presente no Brasil desde 1982, e ocupa a posição de terceiro maior banco privado do País em ativos. Reúne 65,9 milhões de clientes. Com receita de R$117,5 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
A São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Possui quatro unidades em operação nos estados de São Paulo e Goiânia. Com receita de R$ 4,4 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1941, a CSN é um complexo siderúrgico integrado que atua em siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. O grupo está presente em 17 estados do Brasil, na Alemanha e em Portugal. Com receita de R$ 45,4 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Com investimentos em diferentes áreas, o Grupo Simpar é uma holding que controla, direciona e suporta a execução dos planos de negócio das empresas JSL, Movida, Vamos, Automob, CS Infra, CS Brasil e BBC. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 31,8 bilhões em 2023. Seu indicador de dividendos x patrimônio líquido avançou em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Em atividade desde 1977, a SLC Agrícola é produtora de soja, milho e algodão, além de lidar com o plantio de pastagem e criação de gado. Com 22 unidades de produção em sete estados brasileiros, detém a marca SLC Sementes. Sua receita em 2023 somou R$ 9,1 bilhões, e o indicador de dividendos x patrimônio líquido apresentou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Holding que possui empresas do ecossistema de pagamentos no Brasil. É dona da Stone, companhia especializada em meios de pagamentos eletrônicos TEF, que possui diferentes adquirentes – entre maquininhas de cartão e gateways. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 12,05 bilhões em 2023. A Stone figura, em 2024, no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Com mais de 90 anos de atuação, é uma das maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Com atuação global, a empresa mantém um escritório de representação na China e controladas nos Estados Unidos, Suíça, Argentina e Áustria. Com receita de R$ 39,7 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio líquido cravou alta em 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Controlada pelo Grupo Telefónica, é uma das maiores empresas de telecomunicações do país, sendo líder no segmento móvel, com 100,9 milhões de linhas em operação – o que corresponde a 38,6% do mercado. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 52,1 bilhões em 2023. É dona da Vivo, que figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
No Brasil desde 1998, a italiana Tim oferece cobertura 4G em 100% dos municípios brasileiros, além de 5G em todas as capitais. A empresa soma 60 milhões de clientes no segmento móvel. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 23,8 bilhões em 2023. O seu indicador de dividendos x patrimônio líquido também cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Como uma das líderes em sistemas e plataformas para empresas do País, a Totvs oferece ferramentas para otimizar a digitalização dos negócios. Como um dos três principais players de tecnologia da América Latina, a companhia tem 35% de participação de mercado. A empresa apresentou avanço no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), na margem líquida e na receita nos três anos analisados, sendo que o montante alcançou R$ 4,9 bilhões em 2023.
Com mais de 86 anos de história, a Ultrapar – holding do Grupo Ultra – detém a marca de postos de combustível Ipiranga, e também atua no segmento de gás encanado para residências por meio da Ultragaz. A empresa apresentou avanço no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e na margem líquida nos três anos analisados. A sua receita em 2023 somou R$ 126,04 bilhões. A Ipiranga figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1956 em Belo Horizonte (MG), a siderúrgica é uma das maiores produtoras de aço plano do País. Nas suas principais plantas – localizadas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) – tem uma capacidade de produzir 9,5 milhões de toneladas por ano. Com receita de R$ 27,6 bilhões em 2023, seu indicador de dividendos x patrimônio cravou alta em 2021, 2022 e 2023 – o que indica a atratividade dos ganhos com dividendos perante o mercado.
Fundada em 1942, como estatal, a Vale está em mais de 20 países e atua em energia, siderurgia e logística por meio de ferrovias, portos e terminais. A companhia tem a China como a sua principal cliente. Com receita de R$ 208,06 bilhões em 2023, figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A companhia surgiu a partir do processo de transformação da BR Distribuidora. Atua em diversos segmentos, como postos de combustíveis, produtos para a aviação e comercialização de lubrificantes. Com receita de R$ 162,9 bilhões em 2023, figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos que propõe soluções em máquinas elétricas, automação e tintas. A empresa possui operações industriais em 17 países e presença comercial em mais de 135 nações. Com avanço no retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e na receita nos três anos analisados, o montante alcançou R$ 32,5 bilhões em 2023.
Como uma das maiores empresas financeiras do país, a XP Inc. possui uma oferta completa para clientes pessoa física e empresas, com marcas como XP, Rico, Clear, Modal e o InfoMoney, entre outras. Com avanço na receita nos três anos analisados, o montante somou R$ 14,8 bilhões em 2023. A XP figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.
A holding dedicada à educação mantém o foco no ensino universitário brasileiro ao reunir no seu portfólio marcas como Estácio, Ibmec, Wyden e Damásio – que oferecem educação presencial, semipresencial e à distância (EaD). Sua receita foi de R$ 5,1 bilhões em 2023, e a Estácio figura – em 2022, 2023 e 2024 – no Top 50 de marcas mais valiosas do Brasil, realizado por TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor.