O termo Price Action (ou “ação do preço”, em tradução livre) sugere uma abordagem sofisticada sobre a interpretação do mercado. No entanto, essa estratégia nada mais é do que a análise gráfica utilizada há anos, com outro nome e mesmos conceitos.

No Price Action, o que chama a atenção é a não utilização de indicadores técnicos convencionais, como On Balance Volume (OBV), Índice de Força Relativa (IFR), Bandas de Bollinger, entre outros. Em vez disso, os investidores que adotam o Price Action baseiam suas decisões de negociação exclusivamente a partir dos movimentos de preços observados nos gráficos.

A principal razão disso é que os indicadores técnicos são derivados dos próprios dados de preços. Isso significa que estão atrasados em relação à ação do preço real. Dessa forma, podem ocorrer, por exemplo, sinais falsos ou confusos para o investidor. Especialmente, durante períodos de volatilidade ou condições de rápida mudança no mercado – momento em que o trader precisa ser ágil na tomada de decisões.

Com a eliminação dos indicadores, os investidores que utilizam essa técnica são capazes de obter uma leitura mais simples, direta e imediata do mercado.

Assim, traders observam e buscam padrões repetitivos e previsíveis, tais como de candles, figuras gráficas, regiões de suporte e resistência, linhas de tendência. Dessa forma, conseguem antecipar a direção futura dos preços, como forma de poder identificar oportunidades de compra e de venda.

Principais padrões de repetição

  • Padrões de candles: martelo, martelo invertido, homem enforcado, estrela cadente, estrela da manhã, engolfo de alta, engolfo de baixa, harami de alta, harami de baixa, nuvem negra.
  • Figuras gráficas: OCO (ombro-cabeça-ombro), OCOI (ombro-cabeça-ombro invertido), topo duplo (M), fundo duplo (W), bandeira de alta, bandeira de baixa, flâmulas, triângulo simétrico, triângulo ascendente, triângulo descendente, cunhas.

Vantagens do Price Action?

Uma das vantagens da análise gráfica ou Price Action é a sua simplicidade e versatilidade. Pode ser aplicado a qualquer mercado financeiro, como ações, moedas, criptomoedas, commodities e índices. Ademais, pode ser usado em qualquer período gráfico, desde gráficos de curtíssimo prazo até gráficos diários, semanais ou mensais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os sinais gerados pelo Price Action tendem a ser mais confiáveis e menos suscetíveis a falsos alarmes, uma vez que são baseados em informações objetivas e visíveis nos gráficos.

No entanto, dominar essa técnica requer prática, paciência e disciplina. Os investidores precisam desenvolver habilidades de observação (tempo de tela), interpretação e tomada de decisões para serem consistentes e bem-sucedidos na Bolsa de Valores.

Quando aprende a ler os sinais que o Price Action mostra, o investidor passa a entender a dinâmica do mercado, aumentando suas chances de lucro, e torna-se mais eficaz na negociação nos mercados financeiros, obtendo uma maior consistência em suas operações.

Mas vale ressaltar que a gestão de risco é um componente essencial para o sucesso de qualquer estratégia de negociação, incluindo a de Price Action.

Os investidores que utilizam essa análise geralmente empregam diversas técnicas de gestão de risco para proteger seu capital e maximizar seus lucros, um exemplo é o risco-retorno.

Metodologia diferenciada

Como vimos anteriormente, Price Action é o mesmo que análise gráfica, porém aplicado de forma diferente em relação à análise técnica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mais, existe um Price Action inovador, com sua própria linguagem, que vai além do Price Action tradicional que muitos analistas conhecem. Essa metodologia de Price Action diferenciada foi desenvolvida por Al Brooks.

Al Brooks é um trader profissional, formado em medicina pela Universidade de Chicago. Ele deixou a carreira de oftalmologista para se dedicar exclusivamente ao mercado financeiro como trader.

Conhecido por sua abordagem detalhada e minuciosa do Price Action, desenvolveu sua própria metodologia de análise de Price Action, com padrões e nomenclaturas específicos que apenas são encontrados em sua obra.

A metodologia de Al Brooks é baseada em observações detalhadas dos movimentos de preços em gráficos de candles, bem como na interpretação do contexto do mercado e na dinâmica dos candles individualmente.

A análise é minuciosa, feita “barra a barra” e, principalmente, sempre dentro do contexto do mercado. Isso é fundamental para seu Price Action.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa metodologia é bem ampla e complexa, e exige total dedicação em seu aprendizado. Visando difundir a aplicação dela, Al Brooks escreveu três livros nos quais explica detalhadamente como utilizar essa metodologia para operar tendências, lateralizações e reversões.