Botafogo, Cruzeiro e mais: brasileiros dominam transferências na Conmebol; veja

Apenas um time do Top 10 da América do Sul não é brasileiro, de acordo com um levantamento da Fifa

Maria Luiza Dourado

Botafogo campeão REUTERS/Ricardo Moraes
Botafogo campeão REUTERS/Ricardo Moraes

Publicidade

Os clubes brasileiros ocupam nove das dez posições no ranking dos times que mais gastaram em taxas de transferência na América do Sul, liderados pelo carioca Botafogo, segundo o recorte de futebol masculino do Global Transfer Report (Relatório de Transferência Global) da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Entre 2023 e 2024, o Botafogo subiu nove posições no ranking, alcançando o 1º lugar. No entanto, este não foi o maior salto de posições, segundo a Fifa. O Palmeiras avançou 93 posições de um ano para outro, atingindo a oitava colocação.

O River Plate é o único time não brasileiro a integrar o top 10, mantendo a quarta posição no ranking em 2024.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Clubes movimentam R$ 8 bi em janela de transferências puxada por Manchester City

A tabela a seguir mostra os clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que mais gastaram em taxas de transferência, além das mudanças em suas classificações em 2024 em comparação com 2023.

Os dez maiores clubes da região da CONMEBOL em gastos com taxas de transferência em 2024 (FIFA)

Brasil lidera transferências

O Brasil foi o país que mais realizou transferências de jogadores em 2024, totalizando 2.350 transferências ao longo da temporada.

Continua depois da publicidade

A Argentina ocupa o segundo lugar na lista, com 1.217 transferências feitas no ano, seguida pelo Reino Unido (1.078), França (1.052) e Nigéria (954).

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.