Publicidade
Os clubes brasileiros ocupam nove das dez posições no ranking dos times que mais gastaram em taxas de transferência na América do Sul, liderados pelo carioca Botafogo, segundo o recorte de futebol masculino do Global Transfer Report (Relatório de Transferência Global) da Federação Internacional de Futebol (Fifa).
Entre 2023 e 2024, o Botafogo subiu nove posições no ranking, alcançando o 1º lugar. No entanto, este não foi o maior salto de posições, segundo a Fifa. O Palmeiras avançou 93 posições de um ano para outro, atingindo a oitava colocação.
O River Plate é o único time não brasileiro a integrar o top 10, mantendo a quarta posição no ranking em 2024.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Clubes movimentam R$ 8 bi em janela de transferências puxada por Manchester City
A tabela a seguir mostra os clubes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) que mais gastaram em taxas de transferência, além das mudanças em suas classificações em 2024 em comparação com 2023.
Brasil lidera transferências
O Brasil foi o país que mais realizou transferências de jogadores em 2024, totalizando 2.350 transferências ao longo da temporada.
Continua depois da publicidade
A Argentina ocupa o segundo lugar na lista, com 1.217 transferências feitas no ano, seguida pelo Reino Unido (1.078), França (1.052) e Nigéria (954).