Australian Open: João Fonseca vence 9º do mundo em sua estreia em Grand Slam

Esta foi a primeira vez que o brasileiro, de apenas 18 anos, disputou a chave principal de um Grand Slam

Maria Luiza Dourado

Publicidade

O tenista brasileiro João Fonseca venceu o russo Andrey Rublev na manhã desta terça-feira (14) na sua estreia no Australian Open por 3 sets a zero.

Esta foi a primeira vez que o brasileiro, de apenas 18 anos, disputou a chave principal de um Grand Slam.

As parciais foram de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em 2h23min de partida. Essa foi a 14ª vitória consecutiva do brasileiro.

Continua depois da publicidade

Vitória de gente grande

O primeiro set de Fonseca numa chave principal de Grand Slam foi marcado pelo equilíbrio. Apesar do confronto entre um 112º do ranking e o atual nono colocado, o brasileiro jogou de igual para igual com o russo do primeiro ao último ponto.

A parcial contou bons saques de ambos os lados. Fonseca disparou sete aces e só teve o saque ameaçado uma única vez, sem ceder a quebra. Ao mesmo tempo, o brasileiro não conseguiu nenhum break point, o que acabou levando a disputa para o tie-break. No desempate, Fonseca abriu 4/0, esbanjando solidez em seus golpes. Rublev não esboçou reação e o brasileiro aproveitou o primeiro de cinco set points para fechar em 7/1.

Fonseca levou o ritmo do tie-break para o segundo set. E passeou em quadra nos três primeiros games. No segundo, obteve a primeira quebra de saque da partida. E quase repetiu o feito no quarto game, quando Rublev suou para manter seu serviço. Disparando bolas vencedoras de diferentes cantos da quadra, o brasileiro encaminhou o segundo set até com certa tranquilidade.

Continua depois da publicidade

O terceiro set contou com mais oscilações de ambos os tenistas. Pela primeira vez na partida, Fonseca baixou o ritmo no início. Acabou, assim, perdendo o saque pela primeira vez, no quarto game. Rublev abriu 3/1 e parecia esboçar reação. O brasileiro, contudo, reagiu prontamente e devolveu a quebra logo no game seguinte.

A partir do 4/4 no placar, os dois tenistas passaram a protagonizar uma batalha franca, com bons momentos de ambos os lados. O duelo precisou ser decidido no tie-break, quando Fonseca começou na frente e aproveitou o nervosismo de Rublev, que chegou a jogar a raquete no chão num momento de fúria, para encaminhar o histórico triunfo em sua carreira para a festa da torcida brasileira presente na segunda quadra mais importante do complexo.

Fonseca salta no ranking geral

Até o início desta manhã, Fonseca ocupava a 113ª posição no ranking geral dos melhores tenistas do mundo. Contudo, segundo uma atualização em tempo real, a vitória de hoje o coloca na 98ª posição. Rublev ocupa a 9ª posição.

Continua depois da publicidade

Próximo confronto

Fonseca agora enfrenta o italiano Lorenzo Sonego, de 29 anos, que ocupa a 55ª posição no ranking geral, pela segunda rodada do Aberto da Austrália.

Data e horário ainda não foram definidos.

O brasileiro vem dois títulos consecutivos: o torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade na Arábia Saudita, no fim de dezembro, e o Challenger de Camberra, na Austrália, na primeira semana de 2025

Continua depois da publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.