Episódio 03: caipira em expansão
No terceiro episódio do podcast Do Zero ao Topo SAGA Magalu, entenda como o Magazine Luiza saiu de uma empresa regional para a competição nacional
No fim da década de 1990, poucos levavam a sério o plano de Luiza Helena Trajano de fazer do Magazine Luiza uma empresa nacional. As principais varejistas do país — incluindo Mesbla, Mappin e Arapuã — tinham acabado de quebrar e o Magazine não passava de empresa regional, com lojas no interior de São Paulo e Paraná.
Apesar da descrença, em poucos anos a empresa entrou pro ranking das três maiores redes do varejo de eletrodomésticos. As estratégias utilizadas e os desafios enfrentados neste período são tema do terceiro episódio do podcast Do Zero ao Topo: SAGA Magalu. É possível seguir e escutar o programa via ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.
Um das estratégias que possibilitou o crescimento do Magazine nos anos 2000 começou com a agilidade da então comandante do grupo, Luiza Helena Trajano, em perceber que o cenário do varejo havia mudado e que era preciso abrir mão do lucro no curto prazo para crescer no longo prazo.
“A gente tinha 100% do lucro financeiro e a gente convidou um banco para pegar 50% do lucro em troca de capital. Na época, meus colegas falavam: ‘você é doida. Você tá dando 50% do seu maior lucro para um banco?’. Mas eu falava: ‘eu não vou ter capital de giro para continuar. Daqui a pouco, todo mundo vai ter que fazer igual, não vai ter muita alternativa'”, contou Luiza Helena Trajano em entrevista ao podcast.
O banco em si era o Unibanco e a parceria fechada em 2001 criou o Luizacred — braço financeiro responsável pela concessão de crédito aos consumidores. A estratégia, na época vista como loucura, foi essencial para que o Magalu não tivesse o mesmo destino de Mesbla, Mappin e Arapuã. Essas redes haviam quebrado anos antes em grande parte por liberar muito crédito ao consumidor e ter que arcar com altas inadimplências.
A parceria com o Unibanco, que se mantém até hoje, deixou o caixa da empresa livre para uma estratégia agressiva de aquisições e abertura de novas lojas. A empresa passou de um faturamento de R$ 520 milhões e 93 lojas em 1998 para um faturamento de R$ 3,4 bilhões e 444 lojas dez anos depois. Confira os detalhes dessa ascensão e a disputa da empresa com Casas Bahia e outras grandes varejistas no podcast.
Sobre o Do Zero ao Topo SAGA
Lançado pelo InfoMoney em maio de 2019, o Do Zero ao Topo se consolidou como um dos maiores podcasts de empreendedorismo e negócios do país. Em episódios semanais, o programa trouxe mais de cem empreendedores e empresários como José Galló (Lojas Renner), Guilherme Benchimol (XP Inc.), Alexandre e Anderson Birman (Arezzo), David Neeleman (Azul), David Feffer (Suzano), Traudi Guida (Le Lis Blanc), Abílio Diniz, entre outros.
O Do Zero ao Topo SAGA é uma série especial que vai trazer o que está por trás de grandes movimentos do mundo dos negócios em episódios narrados. Nesta primeira temporada, a equipe do podcast mergulhou em uma das maiores histórias de empreendedorismo e turnaround do país nos últimos anos: a do Magazine Luiza.
Para contar a SAGA Magalu, o podcast percorreu cerca de 1.700 km, entrevistou mais de 50 pessoas, realizou 60 horas de gravação e envolveu 11 profissionais. O resultado são os 6 episódios publicados a partir de 18 de agosto, sempre às quartas-feiras às 18h.