Publicidade
O volume de vendas no varejo do Reino Unido caiu 1,0% em dezembro ante novembro, de acordo com estimativas ajustadas sazonalmente e divulgadas nesta sexta-feira (20) pelo escritório nacional de estatística (ONS). O dado mostra uma aceleração da retração nas vendas varejistas, uma vez que a queda chegou a 0,5% (dados revisado para cima) em novembro ante outubro. Na comparação anual, as vendas de dezembro foram 5,8% menores que em 2021.
As vendas em lojas não alimentícias caíram 2,1% no mês, com os varejistas apontando que os consumidores estão cortando gastos devido ao aumento de preços e às preocupações com a acessibilidade.
Nas lojas de produtos alimentícios, a queda foi menor, de 0,3% em dezembro, após um aumento de 1% verificado em novembro, com indicações de que os clientes estocaram mais cedo para o Natal.
Continua depois da publicidade
A proporção de vendas online caiu para 25,4% em dezembro de 2022, de 25,9% em novembro, com evidências de que a greve do Royal Mail, o correio britânico, levaram os consumidores a comprar mais nas lojas físicas.
Entre 2021 e 2022, os volumes de vendas no varejo caíram 3,0%, pois o levantamento das restrições à hospitalidade levou ao retorno da alimentação fora de casa, mas o aumento dos preços e do custo de vida afetaram os volumes de vendas.