Vendas pendentes de moradias nos EUA caem em maio, ante projeção de alta

Indicador baseado em contratos assinados caiu 2,1% no mês passado, para 70,8, ante projeção de alta de 2,5% feita por analistas; vendas pendentes de casas caíram 6,6% em maio na comparação anual

Reuters

Anúncio de venda e aluguel de casa em Washington  *Foto: Sarah Silbiger/Reuters)
Anúncio de venda e aluguel de casa em Washington *Foto: Sarah Silbiger/Reuters)

Publicidade

Washington (Reuters) – Os contratos de compra de casas usadas nos Estados Unidos caíram inesperadamente em maio, indicando que as vendas poderão permanecer fracas por algum tempo, já que os compradores em potencial enfrentam preços e taxas e hipotecas mais altos.


A Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR) informou nesta quinta-feira que seu Índice de Vendas Pendentes de Moradias, baseado em contratos assinados, caiu 2,1% no mês passado, para 70,8.

 

Economistas consultados pela Reuters previam que os contratos, que se tornam vendas depois de um ou dois meses, avançariam 2,5%.

 

As vendas pendentes de casas caíram 6,6% em maio na comparação anual.

Continua depois da publicidade


“O mercado está em um ponto interessante, com estoques em alta e demanda menor”, disse o economista chefe da NAR, Lawrence Yun.


O mercado imobiliário foi afetado pelo ressurgimento das taxas de hipoteca, com as vendas e a construção de casas caindo em maio. A taxa média da popular hipoteca de 30 anos fixa atingiu um pico de seis meses de 7,22% no início de maio, antes de recuar para 7,03% no final do mês, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac. Desde então, caiu para uma média de 6,87% durante a semana encerrada em 20 de junho.


“A primeira metade do ano não atendeu às expectativas com relação às vendas de imóveis, mas superou as expectativas relacionadas aos preços dos imóveis”, disse Yun. “No segundo semestre de 2024, espere taxas hipotecárias moderadamente mais baixas, vendas de imóveis mais altas e estabilização dos preços dos imóveis.”