Vendas no varejo dos EUA caem 0,4% em fevereiro, para US$ 697,9 bilhões

Consenso Refinitiv previa uma retração menor nas vendas no mês, de 0,3%; núcleo que exclui comércio automotivo teve queda de 0,1%

Roberto de Lira

Publicidade

As vendas varejistas nos Estados Unidos somaram US$ 697,9 bilhões em fevereiro, de acordo com estimativas com ajustes sazonais divulgadas nesta quarta-feira pelo Departamento do Comércio. O dado representou um queda de 0,4% ante janeiro e uma alta de 5,4% ante fevereiro de 2022. O consenso Refinitiv previa uma retração menor nas vendas no mês, de 0,3%.

As vendas de janeiro foram revisadas para US$ 700,7 bilhões, uma alta de 3,2% ante dezembro – o dado anterior mostrava um crescimento de 3%.

Em fevereiro de 2023, as vendas caíram apenas 0,1% quando excluído o movimento na categoria de automóveis e peças, considerada muito volátil. As vendas nesse grupo caíram 1,8% na comparação mensal.

Outro tipo de comércio que teve desempenho fraco em fevereiro foi o de móveis e artigos para a casa, com queda de 2,5% ante janeiro.

Os destaques de alta no mês foram as vendas sem lojas físicas (essencialmente o comércio online), com +1,6%, e de saúde e cuidados pessoais, com +0,98%.