Vendas no varejo da zona do euro recuam 0,8% em fevereiro, dentro do esperado

Volume de vendas foi 3,0% menor que o observado no mesmo mês do ano passado; indicador foi puxado pelos combustíveis automotivos

Roberto de Lira

Publicidade

O volume de vendas no comércio varejista da zona do euro recuou 0,8% em fevereiro em relação a janeiro e foi 3,0% menor que o observado no mesmo mês do ano passado, informou nesta terça-feira (11) o Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. O indicador reverteu assim a alta de 0,8% registrada em janeiro ante dezembro.

O dado mensal veio em linha com o consenso Refinitiv (-0,8%), mas a leitura anual foi um pouco melhor que a estimativa do mercado, que era de -3,5% ante fevereiro de 2022.

Na União Europeia como um todo, o comércio varejista recuou 0,9% no mês e 3,1% na comparação anual.

As vendas no varejo recuaram 1,8% em fevereiro ante janeiro no comércio de combustíveis automotivos, caíram 0,7% nos produtos não alimentícios e 0,6% em lojas de alimentos, bebidas e tabaco.

Na UE, o volume do comércio varejista diminuiu 1,4% nos combustíveis, 1,0% nos produtos não alimentícios e 0,6% para alimentares, bebidas e tabaco.

Entre os Estados-membros com dados disponíveis, as maiores quedas mensais no volume total do comércio varejista foram registradas na Eslovênia (-10,5%), Hungria e Polônia (ambos com -2,0%) e Suécia (-1,6%).

Continua depois da publicidade

Os maiores aumentos nas vendas foram observados no Chipre (+1,6%), Luxemburgo (+0,8%) e Bélgica (+0,7%).