Vendas no varejo da Alemanha caem 5,3% em dezembro ante novembro; previsão era de alta de 0,2%

No acumulado do ano, as vendas recuaram 0,6%; desempenho foi atribuído à inflação ao consumidor e à base alta de comparação com 2021

Roberto de Lira

Publicidade

As vendas varejistas na Alemanha caíram 5,3% em dezembro em termos reais e recuaram 6,4% ante o mesmo mês de 2021. Com isso, o faturamento do comércio varejista da maior economia europeia recuou 0,6% no acumulado do ano, informou nesta terça-feira (31) o Destatis, o departamento de estatísticas alemão.

Os dados preliminares e com ajuste sazonal vieram piores que o esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv previa uma ligeira alta de 0,2% em dezembro na comparação mensal e um recuo de 1,8% na medição anual.

O escritório federal de estatísticas mostrou como as vendas perderam força ao longo do ano passado. No primeiro semestre, por exemplo, o faturamento real do varejo aumentou 3,1% em relação ao primeiro semestre de 2021, enquanto no segundo semestre do ano passado as vendas recuaram 4,1%, na mesma comparação.

O desempenho foi atribuído tanto à alta nos preços ao consumidor como à base alta de comparação com 2021, que mostrou um faturamento recorde, com a retomada da atividade após as restrições impostas pela pandemia.