Vendas no varejo caem 0,1% em fevereiro ante janeiro, diz IBGE; projeção era de queda de 0,2%

Na comparação com janeiro de 2022, houve crescimento de 1,0%, o 7° resultado positivo consecutivo; em 12 meses, a alta foi de 1,3%

Roberto de Lira

Movimento em shopping center (Foto: Pixabay)
Movimento em shopping center (Foto: Pixabay)

Publicidade

O volume de vendas do comércio varejista no Brasil recuou 0,1% em fevereiro na comparação com janeiro. Os dados com ajustes sazonais foram divulgados nesta terça-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com janeiro de 2022, houve crescimento de 1,0%, o sétimo resultado positivo consecutivo do índice. Já no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,3%.

O desempenho mensal foi um pouco melhor que o esperado pelo mercado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava recuo de 0,2% na base mensal. A previsão na comparação anual era de uma alta de 0,9%.

Para Cristiano Santos, gerente da pesquisa, após os períodos da Black Friday e Natal mais fracos, houve uma recuperação em janeiro e uma sustentação desse patamar em fevereiro. “Além disso, um cenário de inflação estável em alguns setores importantes para a nossa pesquisa, como a alimentação em domicílio, que impacta a atividade de hiper e supermercados, também ajuda a entender os resultados observados em fevereiro”, destacou em nota.